25 de dezembro de 2023

Coaching de sucessão: Fortalecendo a liderança de sua empresa

coaching de sucessão

O coaching de sucessão é uma estratégia que promove o desenvolvimento de colaboradores de alto nível nas empresas. Geralmente, o processo é iniciado em momentos de mudança na direção das companhias, contribuindo para a formação de líderes e gestores alinhados às demandas do negócio.

Na prática, o coaching de sucessão auxilia diretamente na capacitação dos profissionais que assumirão os cargos de liderança. O principal objetivo é preparar os sucessores para que atendam adequadamente às necessidades do empreendimento.

Convidamos Fabíola Costa, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Rhopen Consultoria, para explicar mais sobre o assunto. Acompanhe a seguir e confira!

O que é coaching de sucessão?

O coaching é um processo de tomada de consciência das potencialidades e das oportunidades de melhoria de um profissional. Fabíola explica que, por meio do autoconhecimento, construção de novas crenças, entre outros recursos, o colaborador consegue alcançar os melhores resultados.

“Quando trabalhamos o coaching para sucessão, o principal objetivo é trabalhar a liderança e a gestão do futuro líder, considerando a estratégia e as diretrizes da organização. O intuito é que o indivíduo ocupe o cargo, assim como as respectivas responsabilidades do seu predecessor.”

Em geral, o plano de sucessão é composto por três fases: planejamento, desenvolvimento e execução. Veja:

  • planejamento: definição do que deve ser realizado, de acordo com a cultura organizacional da empresa;
  • desenvolvimento: elaboração de estratégias, objetivos e plano de ação;
  • execução: adoção de processos e ferramentas adequadas para as necessidades do negócio.

Como o conteúdo é ministrado em um coaching de sucessão?

O conteúdo da formação de coaching de sucessão aborda uma série de temas, como autoconhecimento, comunicação, relacionamento, liderança, gestão de conflitos, desenvolvimento de times, processos, metas e estratégias. Fabíola comenta que tudo deve ser alinhado à cultura e à estratégia de cada empresa.

A formação pode ser realizada de duas maneiras:

  • individualmente: ideal para quando a vaga ou a oportunidade já está mapeada ou endereçada ao profissional;
  • coletivamente: indicada para trabalhar as potencialidades de liderança de um determinado grupo de colaboradores.

Para quem o coaching de sucessão é indicado?

O coaching é indicado para todos os profissionais que apresentam potencial e desejam trabalhar a carreira buscando maiores responsabilidades e desafios na companhia que atuam, comenta Fabíola. A ação é vital para negócios de pequeno, médio e grande porte.

É uma maneira de garantir que as posições mais estratégicas sejam ocupadas pelos talentos certos, ou seja, que apresentam as habilidades técnicas e comportamentais ideais para o cargo. Como veremos a seguir, esse modelo de gestão oferece uma série de benefícios para diferentes tipos de empreendimentos.

Qual a importância da sucessão no sucesso de liderança?

Na visão de Fabíola, trabalhar a sucessão e repassar o conhecimento a outros profissionais da companhia é fundamental. “Toda área ou departamento em que só existe uma pessoa que conhece a maior parte das responsabilidades e desafios de um determinado cargo está passando por um grande risco.”

A medida ainda ajuda a desenvolver e motivar os colaboradores, liberando o líder para atuar em questões mais estratégicas para a empresa, como a gestão de pessoas. “O coaching apoia e acelera o desenvolvimento dos talentos, trabalhando na origem dos fatores que representam obstáculos e desafios para a liderança.”

Quais os benefícios do coaching de sucessão?

Sem dúvidas, a saída ou ausência de um líder pode ser bastante prejudicial para uma organização, comprometendo como um todo os resultados e a realização das metas corporativas. Por isso, o coaching de sucessão vem sendo amplamente incentivado em diferentes tipos de negócios.

A implementação do coaching de sucessão auxilia a identificar as pessoas ideais para assumir determinadas posições. É uma forma eficiente de capacitá-las e desenvolver habilidades e competências ligadas à liderança, permitindo que o empreendimento aproveite os potenciais dos talentos para executar as estratégias.

É uma ação que possibilita mais eficiência no negócio, auxiliando na retenção de profissionais altamente qualificados. Inclusive, ao contar com um plano de sucessão bem estruturado, há redução de custos e riscos, e melhoria da imagem da companhia diante do mercado e dos investidores.

Quais são os diferenciais do coaching de sucessão oferecido pela Rhopen?

A Rhopen é uma empresa de consultoria de soluções com pessoas que tem um grande know-how por compreender e atuar em diferentes tipos de negócios, bem como em diversos níveis de liderança, explica Fabíola. “O processo de coaching para sucessão é potencializado justamente com esse conhecimento.”

Fabíola destaca que a equipe da Rhopen tem uma grande compreensão das necessidades dos líderes, e trabalha para ajudá-los e apoiá-los de forma mais eficaz. Com o coaching de sucessão da Rhopen, as empresas ganham uma série de benefícios, como:

  • líderes mais preparados e conscientes dos novos desafios;
  • melhores práticas de gestão de pessoas;
  • incentivo às habilidades de liderança;
  • aumento da autopercepção e percepção da comunicação com o outro;
  • Plano de Desenvolvimento Individual e do time.

A Rhopen se baseia nas mais conceituadas metodologias e conta com uma equipe multidisciplinar altamente experiente para o desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas. O intuito é maximizar os resultados das empresas por meio de ações que potencializam o perfil dos profissionais.

Para o coaching de sucessão, a Rhopen utiliza recursos e ferramentas que proporcionam o engajamento e a integração dos talentos. O processo pode ser realizado tanto individualmente quanto em grupo, conforme as demandas e a atual realidade da organização.

Na Rhopen, as companhias ainda podem customizar programas de treinamento e capacitação, visando solucionar questões específicas do negócio, da cultura organizacional e da estratégia. Assim, as soluções da Rhopen ajudam a otimizar os resultados por meio de ferramentas inovadoras de desenvolvimento de liderança.

O coaching de sucessão é um modelo de gestão que valoriza e incentiva o desenvolvimento contínuo dos profissionais de um empreendimento. Lembrando que a medida pode ser implementada quando ocorrem mudanças estruturais, como a substituição de um líder ou gestor com muitas responsabilidades.

Para tanto, é essencial contar com uma consultoria especializada no assunto, como a Rhopen. Nosso maior objetivo é elevar a qualidade operacional das empresas, mas também as habilidades, competências e maiores potencialidades dos colaboradores.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entre em contato com a equipe da Rhopen para conhecer mais sobre o programa de coaching de sucessão!

Alcance a eficiência financeira com as soluções de
DP da RHOPEN




Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:


Posts Relacionados:

Shopping Basket

Qual é o seu cargo atual?

A empresa tem quantos funcionários?


Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:

Ao enviar, você concorda em receber comunicações do Grupo Rhopen de acordo com nossa Política de Privacidade.

Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.