Pessoas em uma sala de trabalho, assistindo a uma explicação.

Coaching Executivo: Desenvolvendo líderes de sucesso

O coaching executivo é um investimento que pode ser realizado tanto por profissionais, como por empresas que buscam melhorar seus resultados por meio da mudança de postura e atitudes da liderança. A metodologia não veio para ensinar os gestores a realizarem seu trabalho, mas sim para administrarem melhor os seus conflitos internos e suas necessidades profissionais.

Coaches que realizam seu trabalho de forma séria não se limitam a motivar pessoas. Eles empregam técnicas cientificamente comprovadas e realizam um trabalho estratégico para que a mudança de postura tenha um propósito e seja duradoura. Saiba mais sobre o assunto.

O que é um coaching executivo

O coaching executivo é um processo realizado por um coach cujo principal objetivo é desenvolver lideranças, melhorando a sua postura, seu processo de tomada de decisão e, consequentemente, os resultados da empresa.

Para isso, o coach utiliza técnicas de psicologia e administração das organizações. O foco sempre será obter melhores resultados alinhados com o planejamento estratégico do negócio.

Para isso, poderá utilizar variadas estratégias, aprimorando o desempenho deste líder e contribuindo para conquistar os objetivos traçados no início da mentoria.

Quais os principais benefícios que pode trazer para empresas?

Ao submeter as lideranças ao processo de coaching, a empresa conquista diversos benefícios. Conheça os principais:

  • aumenta a autoestima e a produtividade;
  • ensina a lidar com os gatilhos de estresse, gerenciando melhor essa condição;
  • elimina as crenças limitantes;
  • fortalece as relações e a comunicação entre líderes e liderados;
  • motiva o trabalho contínuo.

Quais as principais ferramentas utilizadas pelo coach?

Para chegar aos resultados listados acima, o coaching executivo tem uma série de ferramentas a serem aplicadas. Reforçamos novamente que dependerá dos objetivos do coachee e das necessidades do negócio, mas, em geral, pode-se utilizar:

  • autofeedback;
  • desenho do mapa de empatia;
  • grade de metas;
  • perfil de habilidades;
  • perfil executivo;
  • roda da liderança;
  • roda da mudança de padrão;
  • roda das competências.

Como aproveitar os ensinamentos do coach?

O processo de desenvolvimento profissional é algo muito particular. Cada um absorve o aprendizado à sua maneira e aplica de acordo com a rotina e experiência. Ainda assim, algumas atitudes trazem mais eficácia ao processo:

  • o coaching exige comprometimento e constância, é preciso levar as sessões a sério, sem faltas, e realizar as atividades propostas pelo coach;
  • quem inicia um processo de coaching deve ter paciência para ver os primeiros resultados, já que eles não aparecem imediatamente após a primeira sessão;
  • transparência é palavra de ordem, é preciso que a pessoa seja honesta com a coach, tire todas as dúvidas e responda aos questionamentos com sinceridade.

Como escolher o coach certo?

O primeiro passo para um coaching executivo de sucesso é escolher o coach certo. Dito isso, é necessário checar se a formação foi realizada em instituições séries e reconhecidas, como o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), a Sociedade Brasileira de Coach (SBCOACHING Group) e a Febracis (antigo Instituto Paulo Vieira).

Pedir indicação para pessoas que já realizaram o processo ou realizar um benchmarking com empresas que oferecem coaching para os colaboradores também contribui na busca pelo melhor profissional.

Ao avaliar as propostas e orçamentos, tenha em mente que o processo varia para cada mentorado, por isso, muitos coaches podem não oferecer um pacote fechado. Mas, considere que os programas variam entre 6 e 12 sessões de no máximo 90 minutos cada, que podem ser individuais ou em grupo.

Fique atento a ética e sigilo. A conversa entre as sessões são confidenciais. Desconfie se o profissional abrir detalhes sobre os mentorados, ou atender líderes e subordinados diretos simultaneamente. Essas práticas não são recomendadas.

As pessoas, em sua vida pessoal, estão em constante evolução e no âmbito profissional não seria diferente. O coaching executivo é uma forma de orientar esse desenvolvimento, direcionando a carreira das lideranças. A mudança de postura profissional tem, como consequência, impacto positivo direto nos resultados do negócio.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento de líderes e descobrir estratégias eficazes de treinamento, explore o Guia Completo de Treinamento para Liderança. Conheça as melhores práticas, vantagens do treinamento e métodos que podem impulsionar o crescimento e a eficácia da liderança em sua organização. Baixe agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *