21 de agosto de 2018

Como calcular o ROI em RH?

230404-como-calcular-o-roi-em-rh

Foi-se o tempo em que o setor de Recursos Humanos era exclusivamente operacional nas organizações. Com a mudança nas relações de trabalho, o departamento vem se tornando cada vez mais estratégico, e isso passa por apresentar resultados de forma eficiente. Por isso, é de suma importância que a equipe saiba como calcular ROI em RH.

O ROI é um dos principais KPIs (key performance indicators) do mundo corporativo, ou seja, uma métrica importante para avaliar o sucesso de um negócio. Para saber tudo sobre o conceito e como fazer esse cálculo, acompanhe o artigo!

O que é ROI?

A sigla ROI significa return on investment, ou retorno sobre o investimento, em português. É uma métrica já popular em setores como vendas e marketing, e que se tornou fundamental também nos processos de RH.

Como o próprio nome já diz, esse KPI avalia quanto a empresa ganhou ou perdeu ao investir em determinado projeto. O resultado se dá em forma de porcentagem, o que permite uma leitura consistente dos lucros e prejuízos das ações tomadas pela organização.

Esses dados são importantíssimos em uma gestão com foco em crescimento, pois ajudam a identificar falhas, oportunidades e ameaças.

Como aplicar o ROI no RH?

Em Recursos Humanos, utiliza-se o ROI para planejar ações de gestão de pessoas. Com isso, é possível fortalecer o capital humano da empresa e, assim, alavancar seus resultados. Entre as atividades que devem ter seus retornos calculados, podemos citar:

  • investimento em softwares de automação;
  • programas de treinamento;
  • onboarding de novos colaboradores;
  • retenção de talentos;
  • saúde, segurança e bem-estar;
  • processos seletivos;
  • ações de engajamento;
  • salários, benefícios e bônus.

Retornos tangíveis, como aqueles sobre os salários e benefícios, são mais simples de medir, uma vez que todas as variáveis envolvem números absolutos. Já no caso de benefícios mais subjetivos, é preciso definir métricas para possibilitar o cálculo.

Por exemplo: ao calcular o ROI de um treinamento, o ideal é avaliar a evolução nos resultados da equipe depois da atividade. Assim, você obtém números importantes que validam a análise do KPI.

Como fazer esse cálculo?

A fórmula para calcular o ROI em RH é bem simples:

ROI = [(benefício recebido – total investido) ÷ total investido] x 100

Para compreender melhor, pense em uma situação real:

Uma empresa investiu 4 mil reais em um processo seletivo. Passado um mês, o colaborador contratado teve ótimo desempenho e gerou 20 mil reais de lucro líquido para o departamento. Assim:

ROI = [(20 – 4) ÷ 4] x 100

ROI = [16 ÷ 4] x 100

ROI = 4 x 100

ROI = 400%

Qual é a relevância de calcular o ROI em RH?

Em muitos casos, o RH é mais visto pelos custos que gera que pelos resultados apresentados. Calcular o ROI é muito importante para mudar essa visão entre os colaboradores e líderes da empresa. Isso traz protagonismo para o departamento, já que ele passa a ter sua importância estratégica reconhecida na organização.

Além de mostrar em números o retorno de cada processo seletivo, treinamento ou evento, o ROI é uma ótima ferramenta de autoavaliação para o RH. A partir desses dados, é possível verificar o que vem dando certo e quais processos precisam ser ajustados, a fim de melhorar o desempenho constantemente.

Essas foram as nossas dicas sobre como calcular ROI em RH. Agora, basta aplicar o que você aprendeu no dia a dia. Com os indicadores corretos, certamente os resultados do seu negócio vão subir para outro patamar. Mãos à obra!

Gostou deste artigo? Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook. Assim, você poderá acompanhar todos os nossos conteúdos sobre gestão de negócios e pessoas.

Alcance a eficiência financeira com as soluções de
DP da RHOPEN




Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:


Posts Relacionados:

Shopping Basket

Qual é o seu cargo atual?

A empresa tem quantos funcionários?


Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:

Ao enviar, você concorda em receber comunicações do Grupo Rhopen de acordo com nossa Política de Privacidade.

Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.