Conheça as diferenças entre treinamento e desenvolvimento de pessoas

As empresas que não treinam e desenvolvem seus colaboradores provavelmente enfrentarão obstáculos competitivos por falta de profissionais qualificados para suas funções. A área de treinamento e desenvolvimento de pessoas atua justamente para evitar que isso ocorra.

Treinamento significa preparar o funcionário para o cargo — é educação adaptar o empregado para a função. Já a área de desenvolvimento depende de cada pessoa, ou seja, cada indivíduo é responsável por seu próprio desenvolvimento. Caso o colaborador esteja determinado em desenvolver suas competências para uma outra função de seu interesse ou oferecida pela empresa, ele poderá fazê-lo.

Desenvolvimento visa ampliar e aperfeiçoar o profissional para o seu crescimento em determinada área da sua vida profissional ou pessoal. Você deseja saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

Como cursos de capacitação contribuem para o treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Para tornar o colaborador um profissional melhor e, consequentemente, assegurar certas vantagens no mercado atual de trabalho, é necessário recorrer aos diversos cursos de capacitações disponíveis. Esses cursos possibilitam o aprimoramento de habilidades para exercer funções específicas, como também agregam outros conhecimentos durante a carreira. Veja algumas maneiras possíveis de capacitação:

  • cursos livres são uma forma de capacitação não-formal, têm duração variável, acrescentam conhecimentos, permitem atualizações e qualificações constantes e apresentam um horário que pode ser escolhido de acordo com a disponibilidade de qualquer pessoa;
  • vídeos de treinamento corporativo são um mecanismo que favorece as organizações, pois seus empregados já se encontram familiarizados com esses métodos de ensino, trazendo inúmeras vantagens para o aprimoramento e o desenvolvimento técnico do seu negócio;
  • workshops — reuniões de pessoas interessadas no mesmo assunto, abordando de diversas maneiras;
  • coaching  — profissional especializado em fazer com que os colaboradores reflitam onde querem chegar, quais os pontos a serem desenvolvidos e aprimorados — pode ser realizado em grupo ou individualmente;
  • treinamento interno;
  • palestras, dentre outras formas.

Por que investir em treinamento e desenvolvimento?

A área de treinamento e desenvolvimento de pessoas de uma organização é responsável em deixar as equipes mais produtivas e eficientes. Todo esse processo vai depender dos gestores em investir em seus colaboradores. É fundamental para o crescimento da empresa. Quando há investimento nessa área, automaticamente a produtividade, a eficiência e o engajamento são elevados. Os benefícios são imensuráveis. Veja alguns exemplos a seguir!

Melhora o clima organizacional

Os funcionários sentem-se mais valorizados pela organização quando existem treinamentos que permitem que suas habilidades sejam desenvolvidas ou aperfeiçoadas. Passa a existir maior comunicação entre os diversos departamentos, há um aumento do desempenho entre os colaboradores e do alinhamento das equipes e os conhecimentos são expandidos e potencializados.

Aumenta a produtividade e o engajamento.

O treinamento e o desenvolvimento dos funcionários reduzem o turnover, pois havendo um clima agradável entre os gestores e seus colaboradores com certeza não ocorrerá alta rotatividade. Automaticamente essa interação traz aumento da produtividade, havendo maior engajamento entre os empregados, a comunicação e as informações são mais eficazes, os feedbacks contribuem para as correções caso necessárias etc.

Os desafios em treinar e desenvolver são imensos, porém, as vantagens no treinamento e desenvolvimento de pessoas são um investimento necessário para gerar equipes mais alinhadas à cultura da empresa, às metas ao planejamento organizacional. Para ocorrer treinamentos é preciso haver um plano bem estruturado e um diagnóstico das necessidades da empresa.

Gostou deste texto? Então deixe um comentário contando qual das estratégias de treinamento e desenvolvimento de pessoas é a mais eficaz em sua opinião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *