os custos com processo de recrutamento e seleção são represtados por um jogo de peças de madeira

Quais são os custos do processo de recrutamento e seleção? Confira!

É indispensável que o custo do processo de recrutamento e seleção seja o mais assertivo possível. Recrutar e selecionar profissionais adequados para sua organização envolve algumas estratégias que devem ser consideradas na hora de fazer a contratação. O processo custa tempo e dinheiro para a empresa e agrega um valor considerável. 

O RH é qualificado para identificar o alinhamento de valores entre a empresa e o contratado. Sendo composto por várias etapas, o processo de seleção vai desde a correta informação do cargo até o relatório final. Consequentemente, é essencial que esse procedimento atenda às necessidades da organização e evite desperdícios.  

Para obter um processo seletivo eficiente e acertar na contratação do profissional certo, é necessário seguir alguns passos para evitar gastos desnecessários. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura e confira! 

Qual é o custo do processo de recrutamento e seleção? 

Os gestores do RH ficam envolvidos nessa tarefa, dedicando um tempo a essa contratação. Isso já gera custos para a empresa. Confira alguns procedimentos que demandam tempo desses profissionais a seguir. 

Divulgação 

O momento de comunicar a vaga para o mercado e fazer uma boa publicação é muito importante para ter agilidade e bons resultados com o processo seletivo. Por isso, a melhor forma de realizar essa divulgação é por meio de softwares que integram o anúncio aos principais portais e sites, garantindo maior visibilidade e destaque. 

É importante caprichar na descrição da vaga, sendo fundamental saber direcionar o anúncio para o profissional certo. Por meio da automatização dessa tarefa, é possível alcançar diversos benefícios, tais como: redução de custos, maior assertividade e mais tempo para os gestores se ocuparem com outras atividades. 

Agendamento de entrevista 

Esse é o momento em que o empregador e o candidato têm a oportunidade de conhecer mais sobre o outro. O gestor de RH terá a oportunidade de validar as informações contidas no currículo e levantar outras questões relevantes sobre o profissional. Uma contratação malfeita traz grandes prejuízos. 

Aplicação de testes 

Para identificar se o candidato tem o perfil adequado para o cargo, é necessária a aplicação de testes. Conheça alguns testes aplicados e sua finalidade: 

Testes situacionais

Confrontam o candidato com situações e desafios que ele poderá encontrar no dia a dia do trabalho. Com isso, é possível simular possíveis reações; 

Testes projetivos

Nesse teste, o candidato deve organizar sentenças ambíguas, revelando aspectos-chave de sua personalidade, pois é um tipo de teste psicológico que se baseia na hipótese projetiva; 

Testes de aptidão específica

Avaliam competências verbais, numéricas, raciocínio lógico, entre outras. Esse teste permite escolher o profissional adequado cujo perfil melhor se adapte às necessidades exigidas pela vaga. 

Elaboração de relatórios 

Por fim, preparar relatórios visa a detalhar os trabalhos executados em todas as etapas e os resultados obtidos. Eles devem ser organizados, objetivos e de fácil compreensão. Afinal, todos os dados registrados contribuirão para corrigir possíveis falhas no processo e facilitar a tomada de decisões.

Vale a pena fazer o recrutamento interno na empresa?

Como se dá o ROI na gestão do recrutamento e seleção? 

Sempre que é realizado um processo seletivo, necessariamente, existirão investimentos. Por isso, a organização espera obter lucro por meio do bom desempenho do novo colaborador. O RH enfrentava algumas dificuldades para avaliar o rendimento dos seus processos de contratação, de treinamentos e de desenvolvimento efetuados em seus colaboradores. 

O Retorno sobre investimento — ROI — veio para resolver por completo e assegurar que o investimento trouxe crescimento para a organização. Ele mensura, por meio quantitativo e qualitativo, algo que, supostamente, é intangível. Veja a fórmula: 

ROI = Retorno do Investimento – Custo do Investimento. 

O resultado pode ser multiplicado por 100 para expressar o valor do percentual. 

Como você viu, o custo do processo de recrutamento e seleção exige completa atenção dos profissionais do setor de RH. Uma boa ideia é contar com uma empresa especializada que poderá reduzir o custo, com processos modernos, otimizando o tempo, diminuindo os gastos e com contratações mais eficientes e eficazes.

Por que contratar uma consultoria de RH? Confira 5 razões!

Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato com a RHOPEN — empresa especializada em gestão de pessoas, que poderá contribuir para esse procedimento de recrutamento e seleção. A RHOPEN otimizará todos os seus processos encontrando soluções ágeis, modernas e personalizadas para o seu negócio.

Além disso, se você quer sempre atualiada(o) sobre as melhores práticas de Gestão de Pessoas, assine a newsletter da RHOPEN. Duas vezes por mês, sempre às terças, enviamos o conteúdo de qualidade direto para a sua caixa de e-mail.

QUERO RECEBER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *