Etica profissional é um dos assuntos que precisam ser debatidos de forma transparente em reuniões de equipes como esta.

Ética profissional: como criar uma cultura que previne a má conduta?

A ética profissional é um princípio que deve ser seguido no exercício do trabalho. As organizações precisam de profissionais que estejam comprometidos com os princípios da organização onde trabalham. O comportamento ético de uma empresa é definido pela forma com que ela realiza suas atividades perante todos. Uma empresa só passará a ser considerada ética se suas atitudes mostrarem tal característica.

Desse modo, podemos dizer que se esse valor estiver enraizado na cultura da organização, todos os seus atos serão baseados nela e assim poderá ser considerada uma empresa ética. Você gostaria de saber mais sobre esse assunto? Continue lendo!

Prevenção da ocorrência de fraudes e má conduta entre os colaboradores

Os líderes sempre tiveram a difícil tarefa de inspirar as pessoas e conquistar o melhor que elas conseguem fazer. O papel do líder é vital para difundir os valores, crenças, visão e missão da organização. Além de engajar toda a equipe para internalizar, cultivar e praticar esses valores e princípios morais.

A cultura organizacional de uma empresa está unida ao fato de como as pessoas serão cobradas, fazendo com que suas ações sejam pensadas sob uma visão ética. A partir desse instante a organização aguarda que certas atitudes e condutas de seus funcionários sejam condizentes com seus valores, ela precisa difundir padrões a serem compreendidos e replicados por seus colaboradores. Uma liderança eficaz elimina comportamentos desprezíveis.

Maneiras de promover uma cultura ética na empresa

Veja algumas formas de disseminar uma boa conduta entre os colaboradores. Confira!

Desenvolva um código de ética

Ele serve para orientar as ações de seus funcionários e explicar a visão, missão e valores da empresa. O principal objetivo é fixar normas de conduta e comportamentos das pessoas dentro da organização. São diretrizes claras sobre as posturas e atitudes ideais moralmente aceitas dentro da empresa.

Estimule a honestidade e humildade

O comportamento ético entre os colaboradores de uma empresa assegura que o clima no ambiente profissional seja de transparência e integridade. A honestidade e humildade têm uma combinação que traz reflexos às organizações em todo o trabalho que o profissional desenvolve.

Realize treinamentos e desenvolva os funcionários

Contar com boas práticas éticas nas competências de seus colaboradores faz com que sua marca seja valorizada junto ao mercado. As ações de seus profissionais definem a ética profissional transmitida a eles dentro da organização. O código de ética quando bem definido assegura um relacionamento positivo entre os clientes e fornecedores.

Importância da consultoria de RH e ética profissional

A importância da conduta ética no ambiente de trabalho gera reflexos positivos tanto para os funcionários quanto para a organização. Contar com o apoio de uma empresa de consultoria de RH é indispensável para fortalecer a liderança e os valores da cultura organizacional.

Portanto, entender a importância da ética profissional em uma organização e saber quem pode orientá-lo a criar uma conduta ética eficiente faz toda diferença para o sucesso do seu negócio.

Você gostou de saber como é relevante a ética em uma organização? Então, aproveite a oportunidade e entre em contato com a RHOPEN, podemos ajudá-lo a implementar o código de ética na sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *