dois sóccios entram em acordo na presença de um mediador durante a mediaçao empresarial

Mediação Empresarial dá lucro para o seu negócio

No começo da sociedade, tudo eram flores e a ideia de manter um negócio era desafiadora e, ao mesmo tempo, instigante. O futuro parecia promissor. De repente, os problemas começaram e os conflitos tornaram-se cada vez mais frequentes. A paixão pela empresa foi deteriorando-se e aquela sociedade, que tinha tudo para prosperar, virou um grande pesadelo judicial. Este cenário é mais comum do que imaginamos, mas pode ser contornado por meio da Mediação Empresarial.

Não é comum empreendedores iniciarem uma sociedade imaginando que um dia ela se transformará em um problema. Este é um erro que a maioria das pessoas comete. Ao criar um novo negócio, mais importante que tentar prever o que pode dar errado, é deixar combinado como os diversos problemas que vão aparecer pelo caminho serão tratados e solucionados.

No caso de controvérsias entre sócios, a Mediação Empresarial é a solução mais barata, rápida e eficiente de solucionar conflitos. Além de evitar a via judicial, a mediação entre sócios pode salvar o negócio e ainda gerar lucro! Duvida? Vamos explicar como.

O que é Mediação Empresarial?

De acordo com a Lei 13.140, a mediação de conflitos empresariais é uma solução em que o consenso entre as partes pode ser obtido com o auxílio de um terceiro elemento: o mediador. Neutro e imparcial, o mediador deve ser escolhido de comum acordo entre os sócios. Ele será o responsável por conduzir a comunicação entre as partes e facilitar a resolução do conflito de maneira eficaz. A condução da mediação deve zelar pela confidencialidade, isonomia, informalidade, autonomia da vontade das partes envolvidas e, claro, boa-fé. Cabe ressaltar também que o mediador não tem poder decisório.

Benefícios da Mediação

A principal característica da Mediação Empresarial é que trata-se de uma negociação conciliatória. Ou seja, diferentemente da grande maioria das ações judiciais, em que uma das partes sairá vencedora e a outra perdedora ao final da disputa, o objetivo da medição é estabelecer uma relação ganha-ganha. A solução será encontrada a partir de um esforço conjunto.

Sendo assim, a mediação de conflitos empresariais contorna uma série de entraves de uma ação judicial e ainda apresenta outros benefícios:

  • Manutenção de uma relação continuada e produtiva entre as partes envolvidas por meio da comunicação mediada e objetiva com foco estratégico
  • Redução de custos com processos judiciais para resolver questões que poderiam gerar prejuízos para a empresa e os envolvidos
  • Economia de tempo, visto que o consenso nas mediações é alcançado por atalhos que um processo judicial não poderia seguir
  • Por falar em economia de tempo, o artigo 46 da Lei 13.140 prevê que a mediação pode ser conduzida por meio virtual à distância, desde que as partes estejam de acordo
  • Mediações Empresariais acabam gerando mais transparência nas relações de sociedade, já que a busca por soluções consensuais alimenta a disponibilidade de informação e fluxos constantes
  • Linhas de diálogo estabelecidas em processos de Mediação Empresarial acabam trazendo mais clareza para o negócio e facilitam a previsão de cenários futuros

Sendo assim, sempre que houver um conflito, antes de pensar em resolver a questão por meio da via judicial, opte pela mediação. Melhor ainda será se você prever a Mediação Empresarial como uma via contratual de busca pelo consenso.

Mediação dá Lucro

Até aqui você também já deve estar convencido. Mas além de todos os benefícios apontados com economia de tempo e redução de custos com processos judiciais, o principal fator de lucratividade de Mediação Empresarial está na sua essência. A mediação é não-adversarial. Os envolvidos sentam-se do mesmo lado da mesa e buscam o crescimento mútuo.

Partindo deste princípio, o consenso reflete a solução conjunta de conflitos e a prosperidade do negócio, sem a interferência de decisões judiciais. Decisões judiciais são punitivas e geram custos e prejuízo para os envolvidos e para os negócios. Do contrário, a Mediação Empresarial é uma ferramenta de negociação que desembaralha o presente e desvenda o futuro de forma objetiva e amigável.

banner do projeto reconecte convidando o leitor para acessar a pesquisa grauitamente

Se você ainda tem dúvidas ou a se sua empresa está enfrentando algum conflito que poderia ser solucionado por meio do diálogo e da condução amigável de uma negociação intermediada, conte com a gente. Entre em contato para que possamos ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *