Produtividade da empresa: como medir a qualidade da sua equipe?

Produtividade da empresa: como medir a qualidade da sua equipe?

Você já sabe que é o trabalho dos seus colaboradores que, efetivamente, garante bons resultados para a sua empresa, não é mesmo? Dessa forma, quanto mais produtivos eles são, mais benefícios eles geram para a sua organização. Portanto, para se manter em crescimento constante e de forma competitiva no mercado, é essencial mensurar e incentivar a produtividade da empresa.

produtividade não se resume apenas à produção quantitativa da sua equipe. Um grupo realmente produtivo é aquele que produz com qualidade, dentro do prazo preestabelecido e alocando recursos de maneira estratégica.

Portanto, para garantir a saúde financeira e um bom posicionamento de mercado para sua empresa, é necessário estabelecer metas de produtividade e mensurá-las com periodicidade. Confira a seguir como você pode fazer isso!

Motivos para estabelecer metas e avaliar a produtividade da empresa

Estabelecer metas e objetivos ajuda a direcionar sua equipe para que ela produza mais e com melhores resultados para a sua empresa. Isso porque as metas fazem com que os seus colaboradores saibam com clareza o que a empresa espera deles.

O estabelecimento e análise de metas de produtividade da empresa ajuda você a realizar uma avaliação de desempenho nos seus colaboradores e identificar setores ou equipes que estão tendo problemas para realizar as suas tarefas.

Com isso, você diagnostica problemas com rapidez e consegue agir na sua resolução antes que ele tenha consequências danosas para a sua organização. Dessa forma, você consegue criar planos de ação para intervir diretamente no que está prejudicando a produtividade dos seus colaboradores.

O estabelecimento e análise de metas também permitem que você compare os resultados dos setores e da sua empresa como um todo ao longo do tempo. Você consegue mensurar de maneira objetiva o crescimento da sua organização, assim como quantos objetivos propostos foram atingidos.

Assim, todos os seus colaboradores passam a ter maior consciência do posicionamento da empresa perante o mercado no momento atual.

Maneiras de avaliar a produtividade

Existem diversas métricas e ferramentas que podem ser utilizadas para avaliar a produtividade do seu negócio e cada uma delas possui uma função e gera benefícios específicos. Você pode definir metas e objetivos possíveis de serem realizados em conjunto com os seus colaboradores para cada uma dessas ferramentas.

Para escolher os melhores indicadores e técnicas para a sua organização, é essencial que você entenda bem a sua realidade e as necessidades da sua empresa. Conheça agora algumas maneiras de mensurar a produtividade na sua empresa.

Indicadores de produtividade

A produtividade geralmente é calculada ao dividir a sua receita pelo número de colaboradores. Dessa forma, você consegue ver de maneira quantitativa o valor que cada funcionário traz para a empresa. Essa meta dá um panorama da produtividade da organização.

Avaliação de desempenho

A avaliação comparativa de desempenho dos seus colaboradores é essencial para mensurar a sua produtividade. Isso porque esse instrumento permite que você acompanhe o seu crescimento e desenvolvimento na organização em determinado período de tempo. Você pode estabelecer metas com os seus colaboradores para avaliações futuras e comparar as metas com o resultado real.

Acompanhamento de processos

Cada setor é responsável por uma série de processos internos que devem ser realizados para garantir o bom funcionamento da organização. O acompanhamento de prazos, qualidade e tempo gasto em cada um desses processos dará a você uma noção da produtividade dos seus colaboradores referente aos processos internos.

Ao utilizar essas ferramentas você consegue mensurar a produtividade da empresa de maneira objetiva, diagnosticar problemas e propor ações de melhoria. Além disso, é importante ressaltar que os líderes possuem papel central no engajamento da sua equipe para que todos consigam atingir os seus objetivos da melhor maneira possível.

Gostou do conteúdo desse post? Para ficar por dentro dos nossos conteúdos para investir na melhoria constante dos seus processos de RH nos siga nas redes sociais. Estamos no FacebookLinkedin e YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *