como melhorar resultados e-NPS

Satisfação da equipe: veja como melhorar os resultados do e-NPS

O Net Promoter Score é, de fato, um sistema simples e rápido de ser assimilado, qualquer gestor dedicado conseguirá aplicá-lo com rapidez. Apesar disso, é necessário que se siga as boas práticas de aplicação. É importante ter bom senso ao decidir a quantidade de perguntas adicionais, pois quanto mais perguntas, menos respostas para melhorar resultados e-NPS.

Sabendo das vantagens do NPS, o interesse sobre sua execução tem apresentado um crescimento considerável, já que todo gestor sabe que não basta perguntar aos profissionais. A falta de complexidade desse método de pesquisa da satisfação do cliente está na simplicidade de suas etapas. A utilização exige, apenas, a realização de alguns passos básicos para atingir seu objetivo, como ferramentas para divulgação e coleta.

Continue lendo o post para compreender melhor essa estratégia que auxilia na satisfação das equipes. Confira!

Dicas sobre como melhorar a sua pontuação

O anseio por ofertar o melhor é bastante importante para que o empreendimento possa alcançar o máximo de seu potencial e tenha êxito no mercado. Um dos modos de conseguir isso é avaliando e qualificando seus serviços para que se tornem mais eficientes. Com atitudes bastante simples, como as que serão apresentadas agora, é possível uma elevação de categoria e oferecer algo diferente ao seu público. São elas:

  • ouça os colaboradores;
  • utilize as melhores práticas do mercado;
  • invista em um bom ambiente;
  • promova uma comunicação efetiva.

Classificação para interpretação dos seus resultados

A metodologia do Net Promoter Score propõe que o gestor classifique seus colaboradores a partir de suas respostas. São três as categorias:

  • promotores — as notas 9 e 10 correspondem a funcionários designados promotores da marca. Eles escolhem sua companhia para pessoas com maior afinidade, o que está relacionado à satisfação com o produto ou serviço usado;
  • neutros — as notas 7 e 8 indicam profissionais neutros. Eles até podem indicar sua empresa, porém não podem ser selecionados como fiéis, nem 100% satisfeitos;
  • detratores — as notas de 0 a 6 apontam colaboradores detratores. Eles não apenas não indicariam sua organização para amigos e familiares, como também não retornariam a negociar com a sua marca.

Ações de uma consultoria para melhorar resultados e-NPS

Identificar os colaboradores insatisfeitos e suas principais queixas

A análise de satisfação de colaboradores pode ser associada a uma pesquisa de clima organizacional, a qual detectam as perspectivas dos profissionais sobre a organização, o que acham das condições de trabalho proporcionadas, a função das lideranças na direção de suas obrigações, o aprimoramento e o crescimento profissional, orientação de subordinados e as políticas internas de feedback, as possibilidades de ascensão na carreira, o nível dos salários, os benefícios e muitos outros fatores.

Criar metas para o RH

No setor de RH, existem diversos fatores que podem ser acompanhados com a utilização de indicadores. O primeiro passo para usá-los é exatamente definir quais são os mais oportunos para o perfil e objetivos da organização. São eles:

  • diminuir o turnover;
  • recuar o absenteísmo;
  • melhorar o engajamento;
  • investir em treinamento.

Solucionar conflitos internos

Sempre com extremo cuidado e proximidade das pessoas, dando atenção para suas necessidades e também demonstrando o quanto cada um tem relevância nas tarefas desempenhadas no dia a dia. Esse comportamento é fundamental para que, na medida do possível, mais pessoas sintam-se importantes no funcionamento da empresa e estimulem-se a sempre conviverem em harmonia e com o respeito necessário, para que haja um clima organizacional saudável e de satisfação.

Melhorar a capacitação da equipe e sua produtividade

É fundamental capacitar os funcionários para explorar todas suas potencialidades. Parte dos seus funcionários pode ter nenhuma ou pouca experiência com a cultura empresarial, o que torna mais complexo o treinamento para dar resultados de excelência.

Em resumo, o Net Promoter Score é uma metodologia simples de aplicar e interpretar resultados. Para melhorar resultados e-NPS, é essencial deixar a sua área de treinamento ou RH totalmente a par de como está a experiência com sua equipe, além de saber os pontos principais para aperfeiçoar o aprendizado dos seus colaboradores.

Gostou do post? Não espere mais e entre em contato conosco agora mesmo e implante esse método em sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *