Os processos de team building devem ter um planejamento adequado

Team Building: por que é importante para o RH?

O team building, como o termo já supõe, trata da construção de equipes. Vale ressaltar que o conceito de “time” vai além de um grupo de pessoas. Mais que gente reunida, estamos falando de pessoas envolvidas e entrosadas em prol do alcance de um objetivo em comum. Esse conceito deve ser claro na mente do RH.

A formação de equipes, além desse sentido conceitual, também pode abordar um tipo de treinamento. Nele, o foco não é desenvolver funções e habilidades, mas sim incentivar e aprofundar as relações entre os colaboradores.

Você já ouviu falar sobre aquelas atividades que algumas empresas aplicam fora do ambiente corporativo? Quando desafiam a equipe de colaboradores a remar em uma enxurrada, por exemplo? Esse é o tipo de treinamento contemplado pelo team building. O fator lúdico está muito presente, já que se trata geralmente de um desafio descontraído.

Interessante, não é? Esse é o assunto deste post, continue lendo e saiba mais!

Aumento do engajamento

O primeiro ponto interessante sobre a prática do team building é o tanto que o engajamento das pessoas aumenta. A verdade é que um ambiente que propulsiona a colaboração, principalmente fora dos moldes corporativos, faz com que a equipe se envolva muito mais na atividade. A melhor parte é que esse clima não termina quando o treinamento acaba.

Aprimoramento da comunicação

Como fica claro no exemplo acima, os benefícios do team building são como uma semente: você faz a plantação de determinados pilares e comportamentos naquela situação em específico, sendo que quando essas pessoas estiverem interagindo na empresa isso vai aparecer. Afinal, relações são cultivadas.

Nesse sentido, ocorre um alinhamento da cultura organizacional. Quando as pessoas estão ali reunidas e envolvidas em uma atividade, os valores que elas têm em comum vêm à tona, bem como suas diferenças. Esse movimento incentiva a comunicação. Assim, métodos são desenvolvidos sem a presença de maiores conflitos.

Melhoria no clima organizacional

O fator lúdico das atividades do team building, bem como a boa comunicação e união das equipes, faz com que o clima organizacional seja beneficiado. Em contrapartida, quando o ambiente de trabalho é bom, os colaboradores sentem mais satisfação em atuar naquele contexto, afinal, o ar se torna amigável.

Impacto nos resultados

O desempenho das equipes impacta diretamente nos resultados da organização. Colaborador satisfeito trabalha melhor, com mais dedicação, se tornando apto para crescer e dar o seu melhor. A mentalidade de todo o time também é modificada, visto que é possível apresentar os benefícios do treinamento para as competências em grupo.

É um grande desafio esquematizar práticas lúdicas, colocá-las dentro do orçamento e mensurar os resultados, fazendo um real trabalho de desenvolvimento. Por isso, os processos de team building devem ter um planejamento adequado, a fim de que recursos não sejam desperdiçados e resultados reais alcançados.

Se você não tem total propriedade para organizar processos de team building, não deixe o RH desamparado nem abra mão desses benefícios: conte com a ajuda de uma consultoria em gestão de pessoas, que possa entender os desafios da sua organização e esquematizar treinamentos de acordo com seus recursos e metas.

Que tal começar agora mesmo? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *