27 de setembro de 2023

Conheça 7 vantagens do outsourcing de RH para sua empresa

Conheça as vantagens dou oustsourcing de rh para a sua empresa

Outsourcing pode ser definido como o processo de contratação de outra corporação para a execução das atividades de uma área específica dos negócios. Esse processo é visto como uma parceria estratégica entre as partes (contratante e contratada).

Ao atuarem juntas, as chances de obter resultados se multiplicam e os serviços são feitos com mais qualidade e precisão, garantindo diversos benefícios. Neste artigo, vamos falar sobre os principais. Acompanhe!

Diferença entre outsourcing e terceirização

Embora a terceirização e o outsourcing se caracterizem pela contratação de terceiros para realizar determinadas atividades, os termos são empregados em diferentes situações que podem acontecer nas empresas. Em síntese, o trabalho de outsourcing é mais estratégico, enquanto a terceirização costuma envolver serviços gerais.

Por exemplo, pode-se terceirizar o recrutamento e seleção, toda uma equipe de limpeza, um redator que escreva pautas já definidas pelo setor estratégico ou as atividades de rotina do departamento pessoal, como fechamento da folha de ponto.

Já no outsourcing, é possível contratar Hunter para cargos estratégicos, como gerentes e diretores, ou um estrategista de conteúdo que impulsione a marca de maneira orgânica na web. Perceba que, neste caso, a atividade está diretamente ligada ao objetivo do negócio, diferente da terceirização, que é mais operacional.

7 benefícios do outsourcing em RH

Quando falamos da área de Pessoas, existe a possibilidade de fazer outsourcing de várias áreas, tais como departamento pessoal, gestão de benefícios e recursos humanos, por exemplo.

Quando uma corporação se importa em oferecer seus serviços da melhor forma possível, ela cresce no mercado e torna-se muito mais competitiva. Pense nisso!

1. Economia de tempo e dinheiro

Ao fazer uso do outsourcing de RH se economiza tempo e dinheiro, pois a corporação não precisará se preocupar com processos de recrutamento e seleção, treinamentos, tampouco em substituir o colaborador em casos de imprevistos. Isso fica como responsabilidade da empresa contratada.

Dessa forma, a entidade contratante vai reduzir seus custos. Afinal, terá de se preocupar apenas com o investimento para contratar a corporação que oferece os serviços. Tal custo é menor que o de ter o setor na própria empresa e cuidar de todos os benefícios, direitos e demais particularidades advindas dos funcionários.

Como consequência, o tempo gasto é otimizado, afinal, a organização contratada vai atuar de forma a atender às necessidades da empresa contratante e a capacitar sua equipe de maneira a ser flexível e dinâmica.

2. Garantia de segurança

Ao contratar um outsourcing de RH, outra vantagem é a garantia de segurança. Isso se explica pelo fato de que os profissionais já estarão treinados e remanejados de modo a cumprir a tarefa da maneira mais acertada possível.

Além disso, os riscos de absenteísmo são mínimos, porque as empresas que fornecem tais serviços deixam uma equipe preparada caso haja necessidade de ausência de algum colaborador.

3. Mais foco em estratégia e crescimento

Como a corporação não terá de se preocupar com as questões triviais referentes aos setores e aos profissionais, ela poderá se atentar mais às estratégias empresariais. Dessa forma, o foco será direcionado ao crescimento e à melhoria contínua da organização.

4. Serviços personalizados

Ao contratar o outsourcing de RH, a corporação terá a garantia de serviços personalizados e de qualidade. Ou seja, os profissionais serão capacitados de forma a ampliar a geração de resultados e a competitividade da empresa.

Dessa forma, os setores terceirizados serão mais dinâmicos e apresentarão maior gama de retornos, afinal, os serviços serão realizados de maneira estratégica e com foco em crescimento.

5. Aumento da produtividade

Uma vez que o outsourcing é voltado para ações e cargos estratégicos, a terceirização é feita por profissionais ou empresas altamente experientes no assunto. Os especialistas têm expertise o suficiente para trazer eficiência aos processos.

Por outro lado, os colaboradores da empresa responsáveis pela parte operacional, podem se dedicar às questões estratégicas. Como falamos anteriormente, esse respiro na rotina contribui para o crescimento dos negócios.

Além disso, os especialistas do outsourcing também podem realizar o benchmarking na empresa. A troca de conhecimentos é muito valiosa e se reflete no aumento do desempenho das equipes.

6. Direcionamento ao core business

Como o outsourcing terceiriza questões estratégicas, sua adoção preserva, foca e desenvolve o core business do negócio. É indiscutível que também promove o crescimento do negócio de forma sustentável.

Empresas que desenvolvem seu core business garantem diversas vantagens, e precisam de seus colaboradores para isso. Lucram mais, administram melhor as possíveis crises, aprimoram suas lideranças, entre outros benefícios agregados que somente um time competente é capaz de trazer.

7. Aumento da competitividade

Como você pôde notar, todos os benefícios aqui descritos se relacionam. Mais do que isso, também determinam um lugar importante em relação à concorrência: mantém o negócio sempre à frente, aumentando sua competitividade no mercado.

Os processos de tomada de decisões melhoram e podem ser colhidos frutos em todos os segmentos da empresa, não somente ao RH. Por exemplo, o investimento em programas de treinamento e desenvolvimento elevam o desempenho das equipes de modo geral, o que impacta positivamente nos resultados.

Como a Rhopen pode ajudar

Tanto para a terceirização, como para o outsourcing de RH, a Rhopen está preparada para uma grande parceria com o negócio. Veja como.

Terceirização

  • fornece o robô IG, solução tecnológica que verifica inconsistências na folha de pagamento de maneira automática;
  • pode ser responsável direto pelas rotinas de todo departamento pessoal da sua empresa;
  • realiza a parte burocrática das admissões, avaliação de perfil comportamental e entrevistas por competências.

Outsourcing

  • assume legalmente a responsabilidade pelo departamento pessoal do negócio;
  • condução de programas de trainee personalizados;
  • diagnóstico, mapeamento de processos e criação de planejamento estratégico de RH;
  • elaboração de políticas internas de gestão de pessoas exclusiva da empresa;
  • expertise para recrutamento e seleção de profissionais de ti;
  • hunting de profissionais de alta performance, com conhecimentos, habilidades e experiências específicas;
  • programas de treinamento e desenvolvimento.

Como vimos, o outsourcing de RH é uma garantia de economia, qualidade, segurança e aumento da produtividade. Por isso, vale a pena buscar por uma empresa de confiança, que ofereça os melhores serviços de outsourcing, tanto de RH quanto de outros departamentos da organização.

Este texto despertou o interesse em ter um parceiro de negócios para questões estratégicas? Conheça agora mesmo como a Rhopen pode oferecer um excelente outsourcing exclusivo para a sua empresa Entre em contato conosco!

Alcance a eficiência financeira com as soluções de
DP da RHOPEN




Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:


Posts Relacionados:

Shopping Basket

Qual é o seu cargo atual?

A empresa tem quantos funcionários?


Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:

Ao enviar, você concorda em receber comunicações do Grupo Rhopen de acordo com nossa Política de Privacidade.

Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.