Faz tempo que o setor de RH não se limita as funções burocráticas do departamento pessoal. Assume, cada vez mais, uma posição estratégica utilizando o capital humano como o principal motor de sucesso dos negócios. É neste cenário que surge o Chief Human Resources Officer (CHRO).
Se você não sabe o que é CHRO, pode se tranquilizar. Este texto traz um panorama sobre o cargo, revelando sua importância para vencer os desafios relacionados à gestão de talentos e desenvolvimento de equipes. Acompanhe a leitura e saiba mais.
Você vai ver:
ToggleO que é um CHRO
Vamos iniciar revelando o que é CHRO. Esse cargo pode ser definido como a liderança de Recursos Humanos de uma empresa, ocupando o topo de hierarquia e estabelecendo uma relação de confiança com a alta administração.
Este profissional mantém os interesses da organização e dos colaboradores conectados, investindo em estratégias que transformam os times em equipes de alto desempenho. Para isso, suas principais responsabilidades e funções incluem:
- desenvolvimento de líderes;
- gestão estratégica de pessoas;
- planos de atração e retenção de talentos;
- promoção da saúde e bem-estar no trabalho.
Importância do CHRO para a empresa
Por se tratar de uma das peças-chaves para a alta gestão, o CHRO conhece os planos futuros da empresa. Com isso, pode trabalhar o capital humano a favor deles.
Tudo começa com o diagnóstico de pessoas, visando ajustar organogramas, cargos e salários, tornando-se uma empresa atrativa aos maiores talentos do mercado. Ao mesmo tempo, identifica as oportunidades de desenvolvimento, treinando os colaboradores para evoluir habilidades e conhecimento necessários para a sustentabilidade do negócio.
Esse trabalho influencia diretamente na construção de uma cultura organizacional positiva, sustentada por um ambiente saudável, inclusivo e motivador. Para os profissionais, é viável fixar raízes na empresa.
Continuam se desenvolvendo, melhorando sua performance, conhecendo intimamente as necessidades do negócio. Assim, tendem a tomar decisões cada vez mais precisas e contribuir ativamente para o crescimento da empresa.
Habilidades necessárias para um CHRO
A performance do CHRO está diretamente relacionada às habilidades desses profissionais. Veja quais se destacam.
Liderança e habilidades de comunicação
O CHRO deve ser um bom líder, tanto para sua equipe, como para as demais áreas. A comunicação clara e não-violenta é essencial para estabelecer boas relações, defender ideias e executar o planejamento estratégico de pessoas consistentemente.
Conhecimento em gestão de pessoas
Por lidar com todo o ecossistema de gestão de pessoas, o CHRO deve ter experiência e conhecimento sólido em:
- recrutamento e seleção;
- plano de desenvolvimento individual e de lideranças;
- remuneração, cargos e salários;
- gestão de desempenho;
- clima organizacional e benefícios.
Pensamento estratégico
Para alinhar as práticas de RH com os objetivos de negócios da empresa, é necessário pensar estrategicamente. Quem pensa estrategicamente mostra-se orientado para o futuro, tem postura analítica e apresenta planos de ação pautados na consolidação e desenvolvimento do negócio.
Adaptabilidade e capacidade de mudança
Uma vez que o CHRO tem como pauta o crescimento sustentável do negócio, é necessário que essa pessoa seja resiliente. O mercado de trabalho está em constante evolução, sendo necessário acompanhar e se antecipar às mudanças.
Podemos concluir o que é CHRO como um maestro que rege a grande orquestra da gestão de pessoas de uma empresa. Ter um Chief Human Resources Officer competente, ético, que sabe equilibrar os interesses da empresa e dos colaboradores, é essencial para o sucesso dos negócios.
Investir em talentos e na cultura organizacional pode ser considerada a chave para resultados sustentáveis. Você quer receber mais conteúdos sobre a influência do RH nessa missão? Assine nossa newsletter!