Retenção de talentos é o grande desafio a ser enfrentado pelas organizações durante os próximos anos. As pesquisas de tendências nas áreas de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos apontam um quadro preocupante para gestores. A guerra por talentos vai ficar ainda mais intensa, e será longa.
A Paycor divulgou os resultados de um estudo, feito com 3 mil gestores e mais de 1 mil CEOs, e identifcou que a retenção de talentos será a principal prioridade das empresas em 2023. Além disso, os resultados mostram que o atual mercado de trabalho é o mais competitivo em décadas.
A retenção de talentos sempre esteve no radar de gestores. Mas o contexto que se desenhou com a aceleração digital e a adoção de modelos híbridos e flexíveis de trabalho, fizeram da retenção de pessoas uma capacidade crucial para manter a competitividade.
O novo contexto obriga as empresas a terem uma postura proativa, colocando em prática soluções mais agressivas para fidelizar a força de trabalho e evitar perdas graves.
Organizações que não forem capazes de reconhecer as pessoas e oferecer propostas de valor competitivas e atualizadas estarão em clara desvantagem. Neste conteúdo, vamos apresentar um arsenal de estratégias e práticas para que a sua empresa conquiste a confiança e mantenha os taletos seguros e engajados.
Direto ao ponto:
Você vai ver:
TogglePor que as pessoas estão deixando a sua empresa?
Reconhecer os motivos que levam as pessoas a deixarem a sua empresa é o primeiro aspecto importante ao abordarmos a necessidade de aumentar a retenção de talentos.
O exercício de atração e retenção é uma tarefa dinãmica e sistêmica. Todas as atividades de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos impactam no sucesso desta tarefa.
Abaixo, listamos as causas mais comuns que provacam o deslgamento por iniciativa das pessoas:
- Buscam melhores salários
- Acreditam que o pacote de benefícios e facilidades é incompatível
- Sentem-se sobrecarregados ou sem suporte
- Não visualizam evolução na carreira
- Procuram equilíbrio entre vida e trabalho
- Não se sentem reconhecidos
- Estão entediados
- Têm problemas com superiores diretos
- Preocupam-se com o futuro da empresa
- Estão insatisfeitos com a cultura corporativa
- Querem promover uma mudança
- Visualizam melhores oportunidades em outras empresas
Agir de forma deliberada e antecipada para combater as razões que levam as pessoas a se desligarem é a alternativa mais inteligente.
Cabe reforçar que cada empresa possui características próprias. Portanto, essas razões serão diferentes em cada ambiente e percebidas em diferentes níveis.
Sabemos que muitas práticas de retenção podem já estar em andamento na sua empresa. No entanto, é preciso manter a escuta ativa e buscar a evolução.
De nada adianta saber o motivo que levou uma pessoa a deixar o negócio se nada for alterado. Procure promover estratégias que tornem a sua empresa um lugar onde as pessoas queiram trabalhar.
A seguir, apontamos alguns caminhos e práticas voltadas a aumentar os níveis de retenção de talentos. Trata-se de um conjunto de ações que muitas vezes são observadas de maneira superficial.
No entanto, se você quiser reter os melhores talentos, precisa desenvolver ações específicas para contornar as razões que levam aos pedidos de demissão voluntária. Essas ações podem estar relacionadas a outras demandas igualmente importantes na gestão de pessoas, mas precisam refletir diretamente na retenção de pessoas.
É importante perceber a retenção de talentos como uma razão genuína para desencadear transformações que farão da sua empresa um lugar onde as pessoas queiram trabalhar. Um lugar onde elas sintam-se valorizadas e desfrutem da possibilidade de desenvolver o seu máximo potencial.
[13 estratégias] para retenção de profissionais
Contrate as pessoas certas
Pode parecer óbvio, mas o óbvio também precisa ser dito. Processos efetivos de Recrutamento e Seleção são o primeiro passo para promover a retenção de talentos nas empresas.
Atrair e disputar profissionais capacitadas(os) é uma tarefa cada vez mais complexa. Todo processo de contratação exige um profundo alinhamento entre as expectativas das pessoa contratadas e as condições da empresa.
Nos dias atuais, atração, recrutamento e seleção de profissionais é um atividade constante nas empresas que disputam os melhores talentos. Portanto, construa e promova uma marca empregadora oferecendo um ambiente humanizado e gerando uma experiência postiva para as pessoas em contato com a empresa.
Ofereça um Onboarding Transformador
Ao ingressar em uma nova empresa, as pessoas ela estão iniciando uma jornada de desenvolvimento. Para que o caminho seja de realizações e crescimento profissional e pessoal, é importante conduzir a experiência, oferecer espaço e condições adequadas.
O objetivo do Onboarding Transformador é surpreender e pavimentar o caminho. Crie uma recepção que não se limita ao primeiro dia de trabalho e induza a jornada pelo desenvolvimento. Se a sua empresa promover a transformação das pessoas, elas vão crescer e transformar o seu negócio.
Estabeleça metas alcançaveis
Metas alcançaveis são pré requisito para a motivação de equipes e funcionam como preparação para projetos maiores. Procure calibrar as metas individuais e coletivas de acordo com o avanço das pessoas no jornada profissional.
Recém contratadas(os) devem iniciar suas atividades com metas de curto prazo (pequenas vitórias), que sirvam como incentivo durante o período de adaptação. Objetivos mais agressivos só devem ser estipulados quando as pessoas se sentirem mais confiantes e integradas aos processos e à equipe.
Agindo desta maneira, você garante a motivação antes de apresentar grandes desafios.
Realize reuniões 1:1
Adquirir confiança é uma fator fundamental para a condução de equipes e a criação de uma ambiente postitivo de trabalho. Neste aspecto, as reuniões individuais com as pessoas do time tornam-se ainda mais relevantes.
Realizados semanalmente, ou a cada 14 dias, encontros de 20 minutos são um investimento precioso para a empresa. A médio e longo prazos, as reuniões 1 para 1 transformam-se em canais seguros de informação e passam a sedimentar a confiança as lideranças e a equipe.
Esta confiança é necessária para que as pessoas possam falar sobre suas expectativas, frustrações e sentimentos. As reuniões individuais são momentos dedicados a ouvir ativamente. Oução com atenção, dê feedback e planeje os próximos passos.
Ofereça um espaço seguro onde as pessoas podem dizer o que pensam e, com o tempo, você vai participar de conversas significativas sobre cultura, sentimento e futuro.
Promova a cultura do desenvolvimento
As pessoas estão em busca de conhecimento, desenvolvimento e crescimento profissional. Crie na sua empresa um ambiente que promova o aprendizado constante e valorize a busca pelo conhecimento.
Profissionais que estão em constante evolução e se sentem desafiadas(os) a buscar novas habilidades e a colocá-las em prática têm mais aderência ao negócio. Portanto, declare o investimento nas pessoas e ofereça espaço e condições para o crescimento profissional.
Dê as melhores ferramentas de trabalho
Um time super capacitado e engajado vai acabar perdendo a motivação se não tiver a estrutura adequadas para executar as suas atividades. Se você se esforçou tanto para contratar as melhores pessoas, faça o equivalente para oferecer as melhores ferramentas de trabalho.
Como dissemos no início, os esforços para retenção de talentos são vias de mão dupla. Faça o que estiver ao seu alcance para superar as expectativas da sua força de trabalho e ela vai retribuir com engajamento, produtividade e resultados igualmente surpreendentes.
Espalhe boas história e exemplos internos
Contar uma história de sucesso é a melhor maneira de convencer as pessoas de algo. Fique sempre atento para perceber quando as coisas estão dando certo.
Utilize os canais de comunicação da empresa para distribuir internamente as boas experiências que as pessoas estão vivendo a partir da relação com a organização.
Seres humanos são movidos pela busca constante pela felicidade. Quando você cria uma comunidade de pessoas e dá a esta comunidade ferramentas para que elas possam buscar o que desejam, boas histórias serão cultivadas pelo caminho. Conte essas histórias e inspire mundanças postivitas.
Semeie a cultura da sua empresa
Pode levar tempo, mas a organização vai sempre colher aquilo que plantar. Um guia de cultura contento o modo de funcionar no dia a dia, os valores e o propósito da empresa, é uma ferramenta importante para que a empresa colha no futuro aquilo que plantar.
Portanto, promova a cultura da empresa desde o primeiro dia de trabalho de cada pessoa. Lembre-se sempre: a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. A cultura de relações saudáveis e de um modo de ser positivo vai gerar bons frutos no futuro.
Informe e seja transparente
Manter relações transparentes e honestas é determinante para construir um ambiente psicologicamente seguro. Como dissemos anteriormente, as pessoas estão sempre em busca de realizações e utilizam a jornada profissional para conquistar objetivos de vida maiores.
Oferecer transparência por meio de informações com números reais, planejamento estratégico, metas claras e planos de desenvolvimento de carreira, por exemplo, dá às pessoas a possibilidade de enxergar o futuro. Isso é a segurança que as pessoas precisam para continuar sonhando e realizando junto com a empresa.
Comunique benefícios relevantes
Existe uma grande variedade de benefícios a serem oferecidos para colaboradores de empresas. Esses benefícios complementam a renda direta e podem ser decisores na hora de optar por uma organização ou outra.
O problema é que muitas vezes os benefícios oferecidos não estão alinhados às reais necessidades das pessoas. Assim, antes de montar uma carteira de benefícios convenintes para o negócio, é importante ouvir a força de trabalho e entender qual é a sua real necessidade.
Depois de ouvir as pessoas, busque os benefícios que fazem sentido e agreguem valor. Além disso, comunique os benefícios que a empresa oferece. Muitas vezes, as pessoas nem sabem que a empresa dispõe de determinadas facilidades.
Empregue horários flexíveis de trabalho
A aceleração digital tornou mais comum os modelos de trabalho remoto e híbrido. As experiências têm mostrado que as pessoas estão reagindo bem ao trabalho á distância e querem ter uma experiência personalizada.
O horário flexível de trabalho faz parte da transformação digital e vem se mostrando uma excelente solução para atrair e reter talentos. Além disso, grandes empresas (Dropbox, Slack e IBM) já relatam ganhos de produtividade com a flexibiização das escalas.
Crie uma política de trabalho flexível, estabeleça métricas e faça avaliações de desempenho. Com pouco tempo você vai perceber se o modelo é adequado para as pessoas da sua empresa.
Promova saúde, equilíbrio e bem-estar
Mantenha o foco na saúde integral das pessoas e dê a elas a oportunidade de realizar uma vida equilibrada em termos profissionais e pessoais. A digitalização e a aceleração do trabalho remoto estão levando o mundo a refletir sobre o espaço que o trabalho ocupa na vida das pessoas.
Em termos de retenção de talentos, esta é uma grande oportunidade para empresas dispostas a reconhecer o lado humano da vida profissional. Abra caminhos para a saúde mental, física e espiritual.
As pessoas estão menos dispostas a passar a vida apenas trabalhando. Ao mesmo tempo, cada vez mais empresas se tornam atraentes para talentos em busca de equilíbrio entre vida e trabalho. Seja uma dessas empresas.
Remunere muito bem as pessoas
Nada do que foi apresentado até aqui será eficiente se você não oferecer salários competitivos. Segurança financeira sempre será um fator decisivo. Portanto, remunere muito bem as pessoas que trabalham na sua empresa.
Mantenha um plano de cargos e salários atrante e mostre que as suas equipes são valorizadas em termos financeiros. Poucas coisas são mais danosas para a retenção de talentos do que salários defasados ou injustos.
Conclusão
Em meio à batalha pela retenção de talentos, onde cada estratégia adotada pode definir o futuro competitivo das organizações, é essencial não apenas atrair os profissionais certos, mas também assegurar que estejam alinhados culturalmente com a empresa.
Se considerarmos as 13 estratégias efetivas apresentadas para a retenção de talentos, percebemos que uma abordagem abrangente inclui não apenas ações pós-contratação, mas também uma seleção criteriosa desde o recrutamento. Nesse sentido, nosso próximo passo é mergulhar nas práticas de avaliação de fit cultural, um guia indispensável para garantir que a contratação não apenas preencha lacunas de habilidades, mas também fortaleça a sinergia entre colaboradores e a missão da empresa.
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