Dupla de profissionais em campo acessando informações em um tablet representa a importancia de pensar em como divulgar treinamentos

Como divulgar treinamentos na empresa? Confira nossas 3 dicas

Oferecer programas de treinamento e desenvolvimento é um benefício que agrega às empresas e aos colaboradores.

De um lado, os profissionais desenvolvem habilidades práticas e detém conhecimentos específicos. Quando capacitados, são capazes de produzir melhores entregas, o que garante bons resultados aos negócios.

Mesmo impactando no crescimento profissional, ainda é necessário engajar o colaborador a participar desses programas. Continue a leitura e veja 3 dicas para divulgar treinamentos e melhorar a adesão.

1. Criar um planejamento efetivo

Muitas organizações sabem do valor de capacitar seus funcionários para obter o crescimento de seu negócio. Ao fazer o planejamento de como divulgar treinamentos, é essencial encontrar os canais de comunicação adequados para alcançar gestores e funcionários para garantir o sucesso.

Depois de definir o tipo de comunicação, uma estratégia válida é fazer o planejamento por etapas, incluindo prazos no seu planejamento.

2. Definir metas

A definição das metas e a adequação do treinamento às estratégias é essencial, pois são esses dois pontos que vão indicar o propósito e o resultado esperado para a empresa. Desse modo, podem servir como fator de motivação e engajamento para a capacitação.

Sendo assim, ao divulgar o treinamento, o colaborador deve ter em mente:

  • o objetivo principal do treinamento e por que ele está fazendo esse treinamento;
  • as vantagens que esse treinamento pode trazer para sua rotina;
  • os impactos positivos que o treinamento poderá apresentar na empresa;
  • as consequências negativas para o negócio caso não haja o envolvimento dos colaboradores.

3. Escolher os canais de comunicação

Depois de tudo planejado estrategicamente chegou a hora de comunicar ao colaborador. Por isso, trouxemos alguns exemplos para esse tipo de processo, acompanhe!

3.1. E-mail

Uma ferramenta bastante popular e que faz parte da rotina diária da maioria dos profissionais. Além de levar a informação, é possível utilizá-la como uma forma de registro do processo, obter informações de leitura e ser um canal para minimizar dúvidas.

3.2. Agenda Digital

A agenda digital é uma forma fantástica para reservar tempo na rotina do profissional e ótima para comunicação. Isso porque, ela permite que várias pessoas consigam ter acesso à mesma informação (desde que compartilhada) e impede que outros compromissos sejam marcados no mesmo horário reservado para treinamento.

3.3. Avisos em murais

Outra maneira de divulgar um treinamento, é afixando avisos nos murais dos setores da empresa. Essa é uma forma fácil de dar acesso aos detalhes do T&D.

É importante ressaltar que a área responsável por capacitar os colaboradores de uma empresa é o departamento de capital humano. Para isso, é importante que o setor tenha conhecimento sobre cada tipo de comunicação organizacional e como atingir o seu público-alvo de maneira eficaz.

É indiscutível que a capacitação de profissionais dentro de uma empresa é fundamental para a sua performance e obtenção de resultados. No entanto, é importante saber como divulgar treinamentos de maneira eficiente, pois, de nada vale gastar tempo e dinheiro, e o colaborador não se motivar a participar.

Uma solução para isso que vai além da divulgação do treinamento é contar com empresas especializadas em soluções de RH.

A RHOpen por exemplo, pode acelerar o resultado do seu negócio a partir de treinamentos e capacitação de colaboradores. Veja o que podemos fazer pela sua equipe e entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *