livros sobre diversidade e inclusão nas empresas que você precisa conhecer

Diversidade e inclusão nas empresas: livros que você precisa conhecer

Diversidade e inclusão nas empresas não é um tema exatamente novo. O mundo corporativo sempre foi um ambiente que recebeu o debate sobre como lidar com as diferenças entre as pessoas.

Recentemente o debate tem se tornado mais acalorado e incisivo. As empresas estão tomando iniciativas mais práticas a partir da implementação de políticas de ESG (Environmental and Social Governance) e D&I (Diversity and Inclusion).

Ao que tudo indica, o mundo corporativo finalmente entendeu que diversidade e inclusão devem ser componentes nativos de qualquer planejamento. Para uma empresa, ser diverso e inclusivo, significa muito mais do que cumprir com o seu papel para reduzir diferenças históricas e ter lucro.

Além de favorecer a inovação e o ganho de desempenho, diversidade e inclusão nas empresas se tornaram importantes sinais de sustentabilidade e alinhamento com o pensamento global de negócios.

Livros sobre Diversidade e Inclusão nas Empresas

Para que uma empresa passe a lidar com a diversidade e a inclusão de forma espontânea, é importante cultivar o conhecimento sobre o tema. Chamamos a atenção aqui para que as lideranças do negócio estejam na dianteira deste processo, dando espaço para que esta cultura se desenvolva.

Já existe uma infinidade de publicações que lidam com a diversidade. O tema já é fruto de debate há bastante tempo. Contudo, fizemos uma curadoria  baseados no avanço de estudos práticos, da tecnologia e da ascensão de novas gerações, para trazer uma lista de 5 publicações recentes sobre diversidade e inclusão nas empresas.

Inclusifique

Incusifique – Como a inclusão e a diversidade podem trazer mais inovação à sua empresa – é um manual prático e didático que vai além da diversidade e da inclusão puramente ditas. A autora Stefanie Johnson reuniu estudos, entrevistas e casos de sucesso para promover, aceitação, harmonia e, acima de tudo, o engajamento.

Segundo a autora, de nada adianta termos empresas diversas e inclusivas se não houver aceitação e engajamento. Assim, o livro desembaraça o caminho para que todos se sintam à vontade para contribuir com a sua individualidade e o seu máximo potencial.

Um livro precioso para lideranças que estão lidando com a pluralidade de perfis profissionais e querem gerar engajamento para além da harmonia de ideias.

Viés Inconsciente

O prefácio de Viés inconsciente: como identificar nossos vieses inconscientes e abrir caminho para a diversidade e a inclusão nas empresas é da Luiza Helena Trajano. Esse “detalhe” já seria mais que suficiente para a indicação.

Viés Inconsciente é um soco! Cris Kerr vai fundo para mostrar que DEI enfrentam mais do que barreiras aparentes. Muitos comportamentos negativos observados no ambiente corporativo estão ligados ao inconsciente. Ou seja, são traços culturais e históricos, imperceptíveis e, muitas vezes, aceitos.

A publicação é um manual abrangente e traz especial atenção para a conduta de mulheres que atingiram o topo no mundo dos negócios. Você já deve ter “esbarrado” por aí com a Cris nas colunas de Diversidade e Inclusão da revista Você S/A.

Diversidade e Inclusão e suas Dimensões

Gênero, gerações, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, diversidade religiosa, corpos, raça e etnia, refugiados e egressos. Em Diversidade e Inclusão e suas Dimensões, 44 autores e ativistas apresentam seus pontos de vista e as dimensões do preconceito a partir de um lugar de fala.

O livro parte da premissa de que é necessário debater e, principalmente, conhecer as dimensões que estão no entorno da diversidade. Assim, o conteúdo é abrangente e muito preciso, apresentando argumentos ricos e bastante diretos.

Se você não tem mais espaço na sua estante é quer um único livro sobre o tema, este é bem convidativo. Está tudo aí!

Fragilidade Branca

Se você é branco, faz parte do problema. Em um país como o Brasil, e em muitos países, as pessoas brancas são beneficiadas por serem brancas. Essa é uma verdade indiscutível para a autora e educadora antirracista Robin Diangelo.

Segundo ela, a fragilidade branca se representa nos mecanismos de defesas “contraprodutivos” que as pessoas brancas utilizam, mesmo que inconscientemente, ao lidar com o problema do racismo. Sentimentos como medo, raiva e culpa estão por trás de atitudes que perpetuam as diferenças.

Se você discorda disso, ou preferiu o silêncio, acabou de dar razão à autora. Fragilidade Branca está na lista dos mais vendidos do New York Times e ainda não tem tradução para a língua portuguesa.

Ponto Cego

Ainda sem tradução para o português, Blind Spot (Ponto Cego) é uma obra científica escrita de forma simples e direta para nos ajudar a entender como a nossa mente se comporta em relação às diferenças.

Segundo os psicólogos e autores do livro Mahzarin Banaji e Anthony Greenwald, o autoconhecimento é uma peça fundamental para uma sociedade que quer viver a diversidade.

Ponto Cego é um mergulho nos vieses inconscientes que agem sobre nossa mente e despertam nossas atitudes a questões de idade, gênero, raça, etnia, religião, classe social, sexualidade, deficiência e nacionalidade.

Bônus: cursos online sobre Diversidade e Inclusão.

Se você tem interesse em se aprofundar no tema da Diversidade e Inclusão nas empresas, pode recorrer aos diversos cursos que estão disponíveis na internet. Não julgue o conteúdo pela capa. Antes de selecionar um curso, leia as avaliações sobre o conteúdo e confira se é um curso bem ranqueado.

As plataformas Coursera e Linkedin Learning trazem diversos cursos que abordam o tema Diversidade e Inclusão nas Empresas.

O papel das lideranças na promoção da diversidade

Todos os aspectos sociais e culturais que precisam ser assimilados por uma empresa passam pela conscientização das lideranças. São elas as principais responsáveis por conduzir processos de mudança e contribuir com a transformação de comportamento e atitude da força de trabalho.

Quaquer passo que a empresa dê no sentido de implementar ações de conscientização e promoção da inteligência cultural deve ter como ponto focal o desenvolvimento de líderes.

Se você sente que as lideranças da sua empresa precisam avançar mais em direção às melhores práticas de gestão de pessoas, conheça nossas soluções de Treinamento e Desenvolimento e venha conversar com a gente. Teremos prazer em contribuir com a transformação das suas equipes.

FALE COM A GENTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *