Quarto encontro do Leader Summit discutiu os desafios da inovação e da gestão de pessoas
Ser um espaço para conexão, troca de boas práticas e geração de novos negócios. Este é objetivo do Leader Summit, comunidade de lideranças idealizado pelas empresas Grupo Rhopen, Ayko Technology, Grupo Autoglass e Globalsys.
O primeiro encontro do programa foi realizado na terça-feira (23/04), na sede do Grupo Autoglass, e reuniu os CEO’s das empresas idealizadoras, que discutiram desafios empresariais em busca de soluções estratégicas.
Zamara Ribeiro, Gerente de DHO do Grupo Autoglass, abriu o encontro fazendo uma breve apresentação das empresas, valores institucionais e produtos.
Na sequência, Fernando Carreira, Presidente do Grupo Autoglass, conversou com os líderes presentes e destacou a necessidade de buscar constantemente a melhoria e a inovação.
“Nós não sabemos tudo. Nós temos que colocar dentro da cultura das empresas a humildade, para fazer melhor”, disse o anfitrião.
Já o Diretor Administrativo do grupo, Adriano Tambaroto, fez uma abordagem específica sobre a inovação no grupo Autoglass, compartilhando como foi sua experiência durante o período de franco crescimento da organização.
“Passamos de mil para seis mil colaboradores em um curtíssimo espaço de tempo”, afirmou Tambaroto, e acrescentou que inovar é sobre testar hipóteses e desenvolver o que gera valor.
Em seguida, todos participaram de um tour pela sede da empresa.
Na terceira e última fase do encontro, a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento e de RH do Grupo Rhopen, Katia Vasconcelos, apresentou um painel sobre o impacto das macrotendências na gestão de pessoas.
Entre os pontos abordados estavam: o avanço das tecnologias emergentes e a transformação digital; o envelhecimento populacional; as mudanças climáticas e a sustentabilidade; e as mudanças socioeconômicas mundiais e regionais.
Visão de futuro
Para Cátia Horsts, co-fundadora e CEO do Grupo Rhopen e uma das idealizadoras do programa Leader Summit, foi possível oferecer uma visão de futuro para o grupo de empresários.
“Nós contribuímos com as pesquisas internacionais sobre o futuro do trabalho, trazendo insights e provocações de como fazer o novo com o novo, e não querer fazer o novo com o velho”, avaliou Horsts.
O também idealizador do Leader Summit e CEO da Globalsys, Wallace Lovato, classificou o encontrou como um sucesso. “Foi o primeiro encontro deste segundo grupo de empresários, e considero uma grande experiência essa troca com o Fernando Carreira. Acredito que todos saíram com aprendizados e networking”, concluiu.
Segundo Jaciara Pinheiro, o objetivo de reuni-los foi compartilhar aprendizados.
“Há muita riqueza dentro do nosso estado, muita inteligência dentro dos negócios. E às vezes, pensamos que precisamos buscar lá fora. Mas não é o caso. Aqui no estado, há empresas que construíram e solidificaram suas estratégias. Por que não compartilhá-las com esse grupo?”, afirmou ela que é co-fundadora e CEO do Grupo Rhopen e uma das idealizadoras do encontro.
O momento de interação com o empresariado e a oportunidade de conhecer a história de organizações capixabas que são referências foram os principais benefícios apontados por Gabriel Paganini Checon, sócio da Autovix Participações.
“Conhecer um pouquinho a trajetória de como eles chegaram até aqui nos ajuda também a trilhar nossa própria história”, comentou.
Da mesma forma, Wilson Richa, CEO da Comprocard, elogiou a iniciativa e apreciou reviver a história do Grupo Autoglass. “Eu já fui cliente da Autovidros – antigo nome da empresa – há muito tempo, vi essa história acontecendo e fiquei muito encantando com o convite”, finalizou o empresário, que diz ser apaixonado pela gestão de pessoas e pelo empreendedorismo.