12 de março de 2019

Vale a pena fazer o recrutamento interno na empresa?

Recrutamento interno otimiza a seleção de talentos

O recrutamento interno pode ser definido como uma seleção entre os colaboradores já integrados na corporação para que atuem em outro cargo. A vaga em questão deve ter um grau hierárquico maior do que a do profissional que concorrerá a ela. Dessa forma, ao ser aprovado, o funcionário será promovido.

Esse modelo de recrutamento é muito interessante e gera diversos benefícios para a corporação. O conhecimento prévio dos recrutadores sobre os candidatos confere mais agilidade e assertividade ao processo. Ao adotar essa técnica, alguns cuidados de gerenciamento de expectativas devem ser tomados.

Há organizações que alegam que isso gera competição interna, descontentamento e frustração para aqueles que foram preteridos no processo. Por outro lado, o recrutamento interno estimula o desenvolvimento profissional e oferece perspectivas de crescimento na carreira aos funcionários da empresa.

Neste artigo, abordamos os principais motivos pelos quais vale a pena apostar no recrutamento interno na organização. Ficou curioso? Então, continue lendo!

Principais vantagens do recrutamento interno.

Oferece conhecimento prévio ao perfil do candidato

O setor de recursos humanos é o responsável em selecionar os melhores profissionais. Em um recrutamento interno, esse perfil já é conhecido. Porém, são feitos alguns testes para saber se o candidato está apto para aquela nova função.

Os métodos de seleção tendem a destacar assuntos específicos referentes à posição em aberto, porque os itens gerais já constam nos apontamentos da empresa, como suas atitudes e competências. O perfil comportamental desse colaborador tem grande relevância na hora da seleção.

Valoriza mais a equipe

O colaborador sente-se mais motivado, melhorando o seu desempenho, pois é uma forma de desenvolvimento, aperfeiçoamento e, com certeza, aumento da produtividade. Além de reter seu profissional, porque ele vê opções de crescimento dentro da organização. Assim, ao disponibilizar essa vaga, a empresa demonstra que valoriza o time interno.

Cria senso de meritocracia

Uma companhia que fornece promoções aos seus funcionários, de acordo com a dedicação e os resultados obtidos — isso é meritocracia. Esse é um método usado pelas organizações, quando o objetivo é reter e atrair talentos, algo facilmente observado em empresas que adotam em sua gestão as metas alcançadas.

O funcionário conhece com clareza o que é esperado dele, assim interfere na qualidade dos serviços, garantindo crescimento constante nos resultados e dentro da organização. O recrutamento interno é entendido como sendo um estímulo aos que almejam desenvolver-se em sua carreira.

Apresenta menor custo

O recrutamento interno, por diversos motivos, apresenta menores custos. O primeiro deles se refere ao fato de não ser preciso investir na divulgação de anúncios externos. Em segundo lugar, ao selecionar o candidato, não haverá novos investimentos em contratação, sendo necessário apenas mudar a função do colaborador, bem como seus horários e/ou sua faixa salarial. Não existirá, também, gastos com a adaptação e integração do profissional em questão.

Motiva os colaboradores da empresa

O recrutamento interno motiva os colaboradores da empresa, transmitindo-lhes a sensação de que estão sendo valorizados e que, portanto, podem ampliar suas experiências profissionais dentro da própria organização. Isso envolve uma maior noção de pertencimento, e, à medida que visualizarem perspectivas futuras, eles tendem a se dedicar mais no trabalho.

Retém talentos

Muitas vezes, as empresas perdem excelentes profissionais por não conseguirem aproveitar as suas potencialidades ou por não apresentar possibilidades de desenvolvimento de carreira para que eles permaneçam na organização. Com o recrutamento interno, as chances de reter talentos podem ser consideravelmente ampliadas.

Nesse contexto, o colaborador que, de outra forma, partiria em busca de oportunidades mais interessantes, passa a investir em melhorias dentro do próprio ambiente de trabalho. Afinal, ele sabe que poderá conquistar o cargo que almeja em um ambiente no qual já está acostumado a lidar.

Aumenta as possibilidades de sucesso do profissional na vaga

O sucesso do profissional vai muito além de suas habilidades, sendo influenciado, também, pela forma como o colaborador se sente no ambiente corporativo e o quanto ele está integrado. Por isso, quando há o recrutamento interno, as possibilidades de o funcionário realizar um trabalho de excelência aumentam, à medida que ele já está integrado à organização e, logo, familiarizado com seus processos e cultura corporativa.

Proporciona maior agilidade

Por já fazer parte da organização, o recrutamento tornar-se mais fácil. O profissional já conhece os processos diários, a cultura da empresa e suas exigências. E o setor de recrutamento e seleção já tem em seus registros o comportamento desse profissional, como ele produz e interage.

Diminui a rotatividade

Devido aos benefícios citados, o recrutamento interno contribui para a diminuição da rotatividade. Conforme mencionado, se o colaborador está motivado, tem a perspectiva de crescimento no próprio ambiente de trabalho e se sente valorizado, ele se dedicará a apresentar um trabalho de qualidade, visando a se manter na empresa.

Novas tendências no recrutamento interno

As organizações começaram a investir na otimização de seus processos em busca de melhoria na qualidade e agilidade. Sendo assim, a gestão do conhecimento que inclui tecnologia e pessoas — técnica e comportamento — foi voltada para as estratégias organizacionais. Os recursos humanos assumiram uma postura de protagonista nesses métodos para obter resultados e passaram a acompanhar os avanços tecnológicos e a utilizá-los em busca de soluções, tais como:

  • redução do turnover — menos gastos com contratação e demissões;
  • comunicação interna — traz crescimento e transformação, supera o resultado nos negócios e evita retrabalho e erros nos processos;
  • criação de cultura diferenciada — todos querem trabalhar em uma empresa em que o foco é o profissional, seu crescimento e desenvolvimento;
  • atração e retenção — os talentos internos são valorizados, todos que desejam crescimento são facilmente identificados, quando surge uma vaga;
  • melhoria constante — vantagem competitiva para o negócio da empresa e dos seus profissionais que se mantêm constantemente motivados e engajados.

As organizações, ao realizarem um recrutamento interno, encontram uma certa facilidade nesse processo de busca, pois contam com o apoio de um software — ferramenta indispensável nas estratégias atuais, tanto de contratação como de renovação, atendendo as novas oportunidades em aberto.

Uso da tecnologia e a otimização dos processos

O uso da tecnologia proporciona que tudo seja feito de modo ágil, pois quando utilizada em organizações, permite atualização constante do perfil de seus profissionais — quais treinamentos fizeram, quais cursos de especialização, quais graduações ou pós foram adquiridas durante a permanência na empresa. Todas essas informações são obtidas de modo rápido e seguro. Manter tais dados atualizados garante agilidade, com uma escolha mais acertada para a vaga em aberto.

Cabe ao RH ficar atento, gerir pessoas é uma arte que necessita de ações assertivas e alinhadas aos objetivos da empresa e da sua equipe. Tenha sempre em mente que ao realizar o processo de recrutamento interno, a organização deixa claro ao colaborador que se importa com ele e que é possível o crescimento profissional dele atuando na mesma entidade. Isso faz toda a diferença na constituição de times de alta performance.

Portanto, fazer o recrutamento interno na empresa é fonte de melhoria do clima organizacional, diminuição da rotatividade, aumento da produtividade e redução dos gastos.

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