Pessoas vestidas de laranja interagindo com um tablet

Employee Experience: é urgente investir nos seus colaboradores!

As organizações se preocupam com a satisfação do seu consumidor e muitas vezes não adotam a mesma postura em relação aos colaboradores. É neste cenário que surge o employee experience.

Esse conceito — que traduzido significa experiência do colaborador — é parte da gestão estratégica de pessoas e visa fortalecer o relacionamento entre a marca e seus colaboradores. A partir da valorização do capital humano, o profissional se sente mais acolhido, trazendo diversas vantagens aos negócios.

Quer descobrir mais sobre esses benefícios e como assumir essa postura atingindo a alta performance? Então, continue nessa leitura!

O que é Employee Experience (Experiência do Colaborador)?

Em síntese, a experiência do colaborador diz respeito a como ele se sente no ambiente corporativo e como a organização apresenta os seus valores no cotidiano. Nesse sentido, o employee experience é uma forma de gerir estrategicamente as pessoas que atuam na empresa, engajando os times em prol da marca empregadora.

O aperfeiçoamento na gestão de pessoas tem apresentado para as empresas os profissionais como recursos essenciais para a alta performance dos negócios. Essa é uma resposta ao avanço do mercado que exige, cada vez mais, diferenciais competitivos para os negócios. Neste caso, as pessoas são um grande diferencial.

Deste modo, as organizações passaram a se empenhar no desenvolvimento de ações inovadoras, capazes de atrair, reter talentos e engajar suas equipes. Por exemplo:

  • adotar uma política de trabalho flexível;
  • oferecer um pacote de benefícios inovadores;
  • promover um ambiente descontraído.

É importante reforçar que essa estratégia não se resume a um ou mais itens acima. Ela está pautada em identificar como os colaboradores se sentem durante a sua jornada pela organização, sua relação com a liderança, equipes entre outras questões.

Deve considerar o perfil das pessoas, seus desejos e suas demandas. As ações devem ser moldadas de acordo com as características do grupo, pautadas em pesquisas de clima e no feedback contínuo com os times.

Importância de investir na Experiência do Colaborador

No geral, a experiência dos colaboradores é encarregada de atrair novos profissionais e minimizar o turnover na empresa. Confira detalhes sobre a importância de investir na experiência do colaborador.

Impacto no desempenho e produtividade

O employee experience coloca o colaborador como centro das estratégias, valorizando sua jornada na empresa. Quando os profissionais compreendem que são valorizados e existe a possibilidade de crescimento na organização, eles intensificam seu engajamento e aumentam sua produtividade.

Logo, o employee experience faz com que os funcionários fiquem mais estimulados a fornecer um trabalho de qualidade para a companhia.

Retenção de talentos

O employee experience é um dos pilares que sustenta o recrutamento e seleção. As estratégias de valorização tornam as propostas mais atrativas, aumentando o poder de atração e retenção de talentos.

Mais do que atrair e reter, ampliam-se as chances de impactar profissionais com o perfil desejado. Afinal, a empresa apresenta diferencial competitivo.

Além disso, os candidatos reprovados naquele momento se sentirão dispostos a tentar novos processos seletivos e compartilhar com seu círculo social a boa experiência que a marca proporciona. Dessa forma, novos profissionais poderão se interessar em fazer parte do quadro de colaboradores.

Já aqueles profissionais que foram contratados farão o melhor para permanecer na organização, já que se sentem bem.

Dicas estratégicas para implementar o Employee Experience

Para conseguir melhorar a rotina de seus empregados, inicialmente, é necessário reconhecer as reais necessidades de cada um. Lembrando é claro que cada indivíduo é motivado por questões diferentes, mas que algumas são de interesse coletivo.

Conheça algumas dicas estratégicas que podem ser úteis na implementação do Employee Experience.

Pesquisa de clima organizacional

Fazer a pesquisa de clima é essencial para compreender o que os funcionários estão pensando e como se sentem no ambiente de trabalho da empresa e com isso, se torna possível tomar decisões mais acertadas e estratégicas. Esse tipo de ação é resumidamente uma análise acompanhada de um diagnóstico da organização, buscando melhorias para a realidade do negócio.

Desenvolvimento de lideranças

Sem o trabalho dos colaboradores é impossível obter resultados satisfatórios, e é por isso que os líderes da empresa têm um papel indispensável nesse processo. As lideranças são as principais responsáveis por engajar, motivar, e ampliar as habilidades e o desempenho das equipes que estão sob seu comando.

Sendo assim, uma das melhores estratégias que uma empresa pode adotar é o desenvolvimento desses profissionais, criando programas de desenvolvimento das lideranças, montando planos de carreira para serem sempre eficazes.

Flexibilidade e equilíbrio trabalho-vida

A flexibilidade no trabalho é ingrediente principal na atração de talentos, por ser um dos principais condutores até a qualidade de vida. Poder gerenciar o próprio tempo, trabalhar nos períodos mais produtivos e resolver problemas pessoais sem interferir na jornada são grandes atrativos.

É preciso confiança para se ter liberdade. Por isso, proporcionar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é uma forma de reconhecer pessoas e, consequentemente, proporcionar uma experiência positiva ao colaborador.

Reconhecimento e recompensas

O reconhecimento e a recompensa sobre os resultados obtidos têm uma influência significativa na performance dos profissionais. Quando o empenho e o crescimento individual é reconhecido de maneira adequada, os funcionários se sentem valorizados e motivados a buscar um desempenho ainda maior.

Para isso, é imprescindível estabelecer metas e ter um plano de carreira agregado. A partir das conquistas do colaborador, há a sua evolução, oferecendo um futuro de sucesso tangível aos profissionais.

Comunicação transparente

Uma comunicação aberta e transparente pode acontecer com o incentivo da participação ativa dos colaboradores, desenvolvendo canais de comunicação eficientes, valorizando o feedback e construindo um ambiente seguro e respeitoso, onde os profissionais se sintam à vontade para dar suas opiniões.

Os canais devem ser integrados e contemplar todos os colaboradores. Opte por uma linguagem acessível, para que as pessoas recebam e entendam o que está sendo comunicado.

O employee experience é a forma como a organização trabalha o conjunto de experiências do colaborador. O objetivo é elaborar estratégias para otimizar a experiência dos seus profissionais, a fim de obter um maior envolvimento com a empresa e aumentar a performance no ambiente de trabalho.

Profissionais engajados que se relacionam com a empresa fazem propaganda gratuita da marca, e geram uma maior competitividade no mercado. Você já viveu essa experiência? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *