Processos de RH: quais são e sua importância para a boa gestão

Processos de RH: quais são e sua importância para a boa gestão

Os colaboradores da sua empresa são quem realmente geram os resultados da sua organização. Dessa forma, o setor de RH tem um papel cada vez mais central dentro das empresas, tornando-se um parceiro estratégico da gestão. Sua principal atividade é encontrar talentos, atuar na sua retenção e desenvolvimento dentro da organização e garantir a motivação e engajamento dos funcionários nos objetivos de longo prazo.

Para isso, existem diversos processos de RH essenciais para assegurar que ele cumpra as suas funções. Existem seis tipos de processos de RH: provisão, aplicação, remuneração, desenvolvimento, manutenção e monitoração. Entenda agora quais são eles!

Provisão

Toda empresa precisa de colaboradores para se manter em funcionamento e atingir os seus objetivos. Os processos de provisão estão relacionados ao fornecimento de mão de obra e talentos para as empresas. Dessa forma, são eles que permitem que a empresa tenha, de maneira regulamentada, talentos com capacidades e competências necessárias para o cumprimento das suas funções e realização das atividades. São eles:

  • planejamento de RH — esse é o processo de diagnóstico de quantidade de pessoal necessário para que a empresa continue em funcionamento;
  • recrutamento e seleção — é a identificação e contratação de profissionais talentosos para a empresa;
  • admissão — é o processo burocrático relacionado à regulamentação de novos colaboradores.

Aplicação

Uma boa gestão exige definição de tarefas e avaliação dos resultados gerados pelos colaboradores. Os processos de aplicação estão mais relacionados aos cargos e execução das tarefas dentro da empresa:

  • mapeamento de cargos — esse processo envolve o organograma da empresa e definição de funções de cada um dos cargos;
  • avaliação de desempenho — consiste na comparação dos resultados esperados e do desempenho real de cada um dos colaboradores.

Remuneração

Um dos elementos relacionados à motivação dos funcionários para permanecer em uma empresa é a remuneração. Dessa forma, esses são os processos de reconhecimento de resultados por meio de recompensas financeiras:

  • definição de salários — consiste na definição e pagamento da remuneração regular aos colaboradores;
  • benefícios e programas de incentivo — esse processo é a definição de estratégias de incentivo e motivação dos colaboradores por meio de recompensas, premiações e benefícios.

Desenvolvimento

Investir na capacitação dos seus colaboradores auxilia na motivação e produtividade. Além disso, faz com que eles melhorem a qualidade dos seus resultados. É exatamente esse o foco desses processos:

  • T&D (treinamento e desenvolvimento) — consiste em diagnosticar as necessidades dos funcionários e investir em ações de capacitação.

Manutenção

Manter os seus talentos na empresa é fundamental para economizar custos e garantir um bom ambiente de trabalho, que gere maior produtividade na sua equipe:

  • relações trabalhistas — é importante manter os funcionários dentro nas normas da CLT. É exatamente isso que esse processo garante;
  • ambiente de trabalho e clima organizacional — o ambiente de trabalho e o clima da sua empresa devem ser propícios para a realização das atividades da melhor forma possível.

diagnóstico organizacional rhopen consultoria

Monitoração

Uma boa gestão do conhecimento é essencial para o sucesso e longevidade da sua empresa, além de embasar a tomada de decisão. Dessa forma, os processos de monitoração têm grande impacto na gestão da sua organização como um todo:

  • banco de dados — é o registro e armazenamento de todos os dados relativos aos seus colaboradores, como jornada de trabalho, banco de horas, entre outros.

Todos esses processos se beneficiam muito da implementação de inovações tecnológicas. Isso porque essas ferramentas permitem a otimização do tempo, melhor organização das informações e diminuem a probabilidade de erro humano nos processos. Dessa forma, usar a tecnologia a seu favor pode gerar grandes benefícios para a sua organização.

Agora que você já entende todos os processos de RH para definir uma atuação estratégica desse setor na sua empresa, o que você está esperando para colocar em prática? E, se quiser melhorar ainda mais os resultados desse setor da sua empresa, leia agora mesmo o nosso próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *