5 de abril de 2022

Como construir equipes multidisciplinares, ágeis e diversas

time montando um quebra cabeças representa como construir uma equipe multisciplinar
Times multidisciplinares de alto desempenho não vieram ao mundo para deixar as coisas como estão. Ao formar uma equipe para gerar resultados excepcionais, as empresas querem alcançar o próximo nível. Mas subir a barra da produtividade de times diversos e multidisciplinares, reproduzir o modelo e escalar os resultados não é um processo simples e imediato.
A boa notícia é que existe metodologia, muita informação e exemplos práticos para conduzir a formação de equipes multidisciplinares. É sobre isso que vamos falar aqui. A má notícia é que não podemos pular etapas.
Construir times vencedores com foco em produtividade leva tempo e pode demandar a revisão de processos de gestão. Estamos aqui para colaborar! Acompanhe a leitura e reflita sobre os seguintes questionamentos:
  • O que é uma equipe multidisciplinar?
  • Por que a diversidade é fundamental equipes multidisciplinares?
  • Qual é o perfil dos profissionais que devem compor esses times?

O que é uma equipe multidisciplinar

Como o próprio nome diz, um grupo que reúne profissionais com formações, históricos de vida, habilidades técnicas e comportamentais distintas é uma equipe multidisciplinar.
Esse formato de equipe pode ser facilmente ilustrado em áreas hospitalares, por exemplo. Uma equipe cirúrgica é composta por profissionais com diferentes habilidades, mas que operam em conjunto. Cirurgiões, anestesistas, assistentes, instrumentadores, técnicos e auxiliares têm funções bem definidas e um objetivo comum.
No mundo corporativo o termo ganhou propulsão quando a empresa de streaming de áudio, Spotify revelou o seu modelo de formação de squads para a busca por melhoria constante. Lá, os squads – um modelo de equipe multidisciplinar – são formados por grupos pequenos de profissionais de diferentes áreas.
Esses grupos assumem a missão de melhorar a experiência do usuário com o aplicativo de música em funcionalidades específicas. Portanto, de maneira geral, uma equipe multidisciplinar precisa ter:
  • Profissionais com formações e visões diferentes;
  • Tamanho reduzido;
  • Objetivo claro e de alto impacto.

Diversidade em equipes multidisciplinares

Quando falamos de equipes multidisciplinares é sempre importante ressaltar que a multidisciplinaridade não está ligada apenas às aptidões técnicas. A diversidade de forma geral – gênero, cor, credo, origem, etc. – é um fator importante para o sucesso de equipes multidisciplinares.
A diversidade não é um departamento, uma atividade e nem uma política. Já está provado que formar times diversos é uma oportunidade para que empresas inovem mais e alcancem melhores soluções para seus clientes, portanto, mais sucesso.
Sendo assim, ao pensar na formação de equipes multidisciplinares, vá além da formação técnica das pessoas. Esse é um dos aspectos mais positivos de equipes multidisciplinares: diferentes pontos de vista e abordagens são essenciais para que desafios sejam superados com agilidade e inovação.

Perfil profissional para equipes multidisciplinares

Além das habilidades técnicas, os times multidisciplinares se caracterizam pela agilidade com que conseguem solucionar problemas. Portanto, para fazer parte de uma equipe multidisciplinar, a capacidade de se comunicar de forma clara e efetiva é fundamental.
Como a formação de equipes multidisciplinares está ligada à busca e experimentação de soluções, avaliação de resultados e respostas rápidas, é importante que os profissionais tenham agilidade, organização e capacidade analítica.
A capacidade de trabalhar em equipe, mesmo que remotamente, também é uma necessidade preponderante para profissionais de equipes multidisciplinares.
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Recrutando equipes multidisciplinares

Agora que já passamos por alguns conceitos importantes, o próximo passo é falar sobre o recrutamento dessas equipes. Aqui estão algumas dicas para realizar o Recrutamento e Seleção de pessoas.

Tenha um objetivo claro

Qual é a razão pela qual você precisa de um time com pessoas de diversos perfis? A resposta para esta pergunta precisa ser clara e objetiva. Assim, você será capaz de definir qual é o perfil da equipe que você precisa, em relação às habilidades técnicas e comportamentais.

Defina exatamente quais serão as funções

Após descrever o objetivo do grupo, é importante desenhar a sua equipe baseando-se neste objetivo. Desta forma, você vai estabelecer quais serão as posições e quais as funções de cada posição.

Investigue o perfil psicológico

As equipes multidisciplinares precisam de alto grau de compreensão e comprometimento. Durante o processo de Recrutamento e Seleção, investigue os traços de personalidade dos candidatos em mais detalhes para garantir que você está trazendo as pessoas certas.

Recrutamento Interno

Antes de iniciar um processo de divulgação externo das vagas, é aconselhável que você busque os profissionais que deseja na empresa. Como já falamos por aqui, o recrutamento interno é uma solução que apresenta diversos benefícios.

Conclusão

Agora que você já compreendeu os primeiros passos para iniciar a formação de um time multidisciplinar, é hora de colocar em prática. Reflita sobre este modelo de trabalho e sobre em quais áreas da sua empresa ele seria mais bem aplicado.
Comece a desenhar o seu time com foco em melhorar a experiência do seu cliente e resolver problemas setorizados que impactam positivamente na operação da empresa.
Não espere resultados imediatos. Saiba que as equipes multidisciplinares vão levar um tempo para cumprir todas as etapas de desenvolvimento até passarem a entregar com agilidade. Mas isso é assunto para o próximo post.
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Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.