Existem alguns segmentos de mercado que possuem alto valor agregado por lidarem diretamente com os sonhos das pessoas. A Companhia Brasileira de Loteamentos (CBL) é uma empresa que ajuda as pessoas a realizarem o sonho de adquirir um lote e construir a própria casa.
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ToggleO desafio da CBL
Continuar superando as expectativas de clientes que sonham alto não é uma tarefa simples. Após a aquisição do financiamento de um lote ou da construção da casa própria, encantar os clientes e sonhar junto com eles é o grande desafio do time de relacionamento pós-venda da empresa.
Treinamento e Desenvolvimento
Para ajudar nesta tarefa, a CBL convidou a RHOPEN Consultoria para realizar um programa de Treinamento e Desenvolvimento envolvendo o time de pós venda e relacionamento com o cliente. O objetivo do programa era estimular comportamentos voltados à retenção e ao encantamento.
Em um trabalho conjunto, as lideranças da área de Atendimento e o time de Treinamento e Desenvolvimento da RHOPEN levantaram as características ideais de um profissional com perfil de alto desempenho.
Em seguida, os 12 profissionais do time passaram por avaliações individuais de perfil. Os resultados do levantamento e das análises individuais foram confrontados para que os gaps fossem identificados.
Assim, a consultoria teve condições de construir um programa personalizado para a CBL e trabalhar com profundidade o desenvolvimento de habilidades comportamentais específicas, vinculadas ao objetivo do negócio.
O programa
Foram realizados encontros temáticos para desenvolvimento do autoconhecimento, inteligência emocional, comunicação, gestão de conflitos, escuta ativa, gestão do tempo, planejamento, comunicação não violenta e organização.
Plano de Ação
Ao final do ciclo de encontros, os participantes produziram juntos um plano de ação da área, estabelecendo ações específicas e metas conjuntas baseadas em metodologia smart.
Além disso, o plano também contempla propostas para a gestão, dando continuidade ao processo de excelência no encantamento e retenção de clientes da marca.
O que dizem os participantes
“Apenas qualificações técnicas não fazem de nós bons profissionais. Antes de tudo, precisamos saber como nos relacionar com outras pessoas. Durante o programa, fomos incentivados a refletir sobre relacionamentos interpessoais e tivemos a oportunidade de praticar e entender que esta habilidade é fundamental.
Sinto que o programa despertou a vontade de buscarmos uma comunicação de mais qualidade, nos tirou da zona de conforto. Me tornei um profissional melhor”. Paulo Lacerda
“Utilizando técnicas incríveis, o programa me auxiliou a priorizar a saúde mental durante as atividades e manter o desenvolvimento constante. Além disso, me fez entender mais sobre gestão do tempo e escuta”. Alyson Mozer
“Toda a troca de ideias que tivemos durante o programa, foi relevante para nos conhecermos melhor, e para discutimos pontos a serem melhorados. Pudemos expor nossas experiências, boas e ruins, e aprendemos como tornar nosso dia a dia mais leve, sem absorver os problemas e as angustias dos clientes.
A atividade vai gerar um impacto positivo nas nossas relações interpessoais, pois com o programa aprendemos várias técnicas importantes neste sentido. Pude concluir que atendimento de qualidade é sinônimo de construir relacionamentos sólidos e duradouros”. Lorrayne Gozer
Sobre a CBL
Fundada em 2008, a CBL é a maior loteadora do Espírito Santo. A companhia já entregou mais de 7.5 mil lotes e ajudou a realizar o sonho de mais de 5.5 mil clientes.
A empresa possui uma equipe de cerca de 50 profissionais diretos e 200 indiretos, focados em colaborar com a evolução de pessoas e cidades, oferecendo soluções integradas de desenvolvimento urbano.
Atualmente a CBL desenvolve mais 50 projetos voltados à inovação e, desde julho de 2021, ocupa um espaço no hub de inovação Base27 em Vítoria (ES).
Ficamos lisonjeados em dar a nossa contribuição para que a CBL continue realizando sonhos e concretizando conquistas.