24 de novembro de 2022

Sankhya rema em Vitória para desenvolver equipes

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Formar times vencedores vai além da atração, retenção e formação de talentos. Não basta ter as melhores pessoas trabalhando na sua equipe. O alto desempenho exige uma série de fatores que precisam ser construídos, valorizados e revisados constantemente.

Para que pessoas e empresas alcancem o máximo potencial, a partir do trabalho individual e em equipe, é fundamental gerar ambientes saudáveis. O sentimento de comunidade e pertencimento é fruto de relações de confiança, harmonia e equilíbrio.

Foi com este propósito que Sankhya colocou os pés na areia e se jogou no mar da Curva da Jurema, em Vitória (ES), para uma sessão de canoa havaiana.

Team Building Outdoor

A atividade outdoor foi organizada e executada pelo time de Treinamento e Desenvolvimento da RHOPEN Consultoria. 40 profissionais puderam viver uma experiência de conexão, reflexão, atividade física e aprendizado a céu aberto. A ação contou com o apoio dos coletivos Cardúme e Projeto Pegada.

Além do contato com a natureza e da diversão, a conoagem em grupo é um exercício prático. A atividade desenvolve trabalho em equipe, equilíbrio emocional, autonomia e exige esforço conjunto, despertando o sentimento de comunidade.

Às 8 horas da manhã o time da Sankhya já estava reunido na guarderia, ao lado o Iate Clube de Vitória. Dois conjuntos de três canoas foram preparados para que todos participassem da atividade.

Depois das instruções iniciais e de segurança passadas na areia, todo caíram na água para uma sessão de uma hora e meia de remada. Os times de Tecnologia, Comercial e Administração da unidade capixaba da empresa puderam aprender os fundamentos da canoa havaiana.

Luiz Muraro Neto, diretor Executivo da Sankhya, está liderando a unidade capixaba desde agosto de 2022 e promovendo um movimento de mudanças na empresa. O objetivo é trazer a equipe para este novo momento do negócio.

Pensando o Futuro

Após as diversas transformações que a empresa viveu durante os dois anos de pandemia, a Sankhya está buscando um formato de trabalho mais adequado a uma realidade pós pandemica. “Estivemos trabalhando remotamente por dois anos e fomos efetivos com o modelo à distância. Agora, estamos buscando o equilíbrio entre híbrido, remoto e presencial”, avalia Muraro.

Segundo o executivo, este processo de transformação vem sendo conduzido com uma série de atividades integradas. “Neste sentido, o meu principal objetivo é criar um ambiente de confiança. Um lugar onde as pessoas possam contar umas com as outras e promover um cilma favorável e mais gostoso para trabalhar e se desenvolver”.

https://rhopen.com.br/conheca-os-5-tipos-de-lideranca-e-suas-caracteristicas/

Muraro conta que a empresa está implementando uma série de atividades que têm por objetivo gerar conexões entre as pessoas. Ele entende que essas conexões são fundamentais para que cada profissional sinta-se parte de um todo maior. O diretor pontuou algumas dessas atividades passo a passo:

Integração e Comunicação

Realização de um grande evento de integração geral, com todo o time reunido em imersão em ambiente fora do local de trabalho. Esta ação teve forte apelo para a comunicar o estado geral da empresa e garantir que todos estivessem bem informados e conscientes dos caminhos e objetivos do negócio.

Reuniões Um Para Um

Na sequência, Muraro iniciou um ciclo de conversas um para um (one o one) com o time. “Aqui, o meu objetivo é buscar o olhar de cada uma das 40 pessoas da unidade. Assim, eu pude identificar as necessidades. A partir dessas conversas, fomos montando um ‘Lego’ de percepções e expectativas”.

Alinhamento entre Equipes

O terceiro ponto levantado pelo executivo foi a necessidade de alinhar as expectativas entre as equipes da empresa. “Buscamos reforçar este alinhamento e elevar o nível do compartilhamento de informações e a tividades entre os grupos”.

Gestão Transparente

O diretor citou também a necessidade de compartilhar com a equipe, de forma transparente, o planejamento estratégico do negócio. Aqui, além das definições de marca e gestão, houve um esforço para que todos tivessem conhecimento dos direcionamentos que a empresa segue em termos de investimento.

“Este trabalho foi fundamental para que cada pessoa soubesse da sua importância na operação e nas entregas da empresa para o cliente. Querímos que todos tivessem a clara noção do impacto gerado no resultado final do negócio”, detalhou, Muraro.

Team Building

Passo seguinte foi trazer esse grupo para fora do ambiente corporativo e realizar atividades de integração em equipe. A opção escolhida foi uma atividade lúdica, mas que pudesse proporcionar o sentimento de união, pertencimento e trabalho em equipe. “Na canoa, estamos todos em um mesmo conjunto e remando juntos para chegar ao nosso destino. A canoagem foi perfeita para este trabalho”.

Kick Off Anual

Depois de avançar por todas as etapas anteriores, Muraro afirma que é a hora de reunir o time para dar a largada em 2023. Para isso, a Sankya realiza o kick off anual em janeiro, para traçar o alinhamento do ano com números, metas e expectativas. “Ter passado por todas essas etapas de integração nos deixa mais preparados e em sintonia para buscar nossos objetivos e avançar com energia”.

Convenção Anual

O ciclo de todo este trabalho preparatório chega ao seu fim com a realização da Convenção Anual em Uberlândia (MG). O evento reúne grande parte dos times de todas as unidades Sankhya para um grande encontro na sede do negócio.

Cultura e Pessoas

Com todo este processo, o diretor executivo espera encontrar um time coeso, engajado e comprometido com os resultados do negócio. “Estamos trabalhando para desenvolver uma equipe comprometida com o objetivo comum da empresa e que entenda onde queremos chegar. O objerivo é promover o crescimento de todo mundo a partir do esforço individual e do trabalho em conjunto”, conclui.

Por fim, o Muraro ressalta que a Sankhya desenvolve um movimento bastante amplo e rico de Cultura e Pessoas. Um dos pilares deste movimento é fazer com que a empresa seja desejada, tanto por parceiros (clientes) quanto por nossos colaboradores. “Nós valorizamos e cuidamos de gente. Somos um negócio e perseguimos a lucratividade, mas fazemos isso respeitando as pessoas e trabalhando para todos se desenvolvam e crescam juntos”, finaliza.

Sobre a Sankhya

A Sankya já é uma marca reconhecida no mercado pela valorização profissional e pela implementação de esforços dirigidos ao desenvolvimento de pessoas e a construção de uma cultura marcante.

Fundada em 1989, a Sankhya é uma das maiores provedoras de soluções integradas de gestão corporativa (ERP) do Brasil. Atualmente, possui mais de 45 Unidades de Negócio e já conta com uma equipe superior a 1900 funcionários e 14 mil clientes nos 26 estados do Brasil.

A empresa foi pioneira ao anunciar em 2019 uma plataforma colaborativa baseada no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform). A solução conecta os dados da empresa com o mercado e realiza análises preditivas baseadas no comportamento do usuário, orquestrando a estratégia e conduzindo-o na aplicação dos fundamentos de gestão.

Desenvolver times de alta performance é um processo cíclico e contínuo. O caso da Sankhya nos mostra a importância de criar métodos que tornem possível a implentação de atividades conectadas a este objetivo.

Elevar a qualidade da entrega final das organizações é apenas o resultado final e um processo rico de crescimento pessoal e profissional. Valorizar pessoas e promover cultura é uma fórmula infalível para o sucesso.

Se você também acredita neste caminho, compartilhe a sua história com a gente. Vamos remar juntos.

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Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.