terceirizar mão de obra especializada pode ser a solução para contratar bons gestores

Terceirizar Mão de Obra Especializada: uma solução para a gestão

O ganho de tempo é um padrão em soluções empresariais. Dificilmente, um serviço ou produto terá sucesso no mercado B2B se não trouxer o fator “tempo” como uma premissa. Terceirizar Mão de Obra Especializada é uma excelente solução para o ganho de tempo. Mas vai muito além disso.

Só o fato de contar com profissionais especializados para posições específicas, de forma pontual ou contínua, de forma ágil e assertiva já seria suficiente para nos convencer que a Terceirização de Mão de Obra Especializada é um excelente negócio.

Mas vamos além. Neste conteúdo, abordaremos de maneira um pouco mais aprofundada as principais razões que fazem da Terceirização de Profissionais Especializados um modelo cada vez mais necessário. Continue a leitura para entender como pequenas e grandes empresas, consolidadas ou em início de operação, podem se favorecer deste modelo na hora de preencher posições de gerenciamento.

Terceirização, alocação, bodyshopping e outsourcing

Terceirização de mão de obra especializada, bodyshopping, alocação ou professional outsourcing são expressões cunhadas pelo mercado empresarial para se referir basicamente à mesma coisa: uma empresa subcontrata mão de obra para desenvolver atividades específicas, por projeto ou período predefinido, por meio de outra empresa que faz a gestão destes profissionais.

O formato de contratação por terceirização sempre foi muito comum na composição de times de Tecnologia da Informação e suporte. No entanto, os avanços da digitalização sobre o mundo do trabalho e a demanda do mercado por mobilidade e agilidade fizeram com que a Terceirização de Mão de Obra ganhasse projeção, também, em outras áreas e níveis de responsabilidade.

De equipes de apoio a gestores

O preenchimento de posições de apoio administrativo e técnico também sempre foi usual no mercado. Mas com o impacto da Pandemia da Covid 19 no mundo do trabalho, a terceirização de mão de obra se tornou uma solução ainda mais valiosa para empresas que precisam contratar e substituir profissionais com mais rapidez e precisão.

Esta urgência não ficou restrita a estas posições. O modelo também avançou para as posições de liderança e gestão. Portanto, hoje em dia as empresas estão mais confortáveis e inclinadas a terceirizar mão de obra especializada para cargos mais estratégicos.

Já falamos aqui no blog sobre os benefícios de se Terceirizar Mão de Obra de maneira geral. Para continuarmos, vamos apresentar algumas razões pelas quais uma empresa deve optar pelo modelo de terceirização também para posições de nível gerencial:

Terceirizar Mão de Obra Especializada

Talentos Globais

Por conta dos avanços tecnológicos e do impulso do trabalho remoto, ao optar por terceirizar um profissional de nível gerencial nos dias atuais, a empresa pode contar com uma liderança que atua a partir de qualquer lugar. Este é um detalhe importante, visto que a concorrência local por profissionais especializados de alto nível iria retardar contratações e prejudicar a operação.

Agilidade na integração

Geralmente, a formação de gestores é um longo caminho percorrido na própria organização. Conhecimento do negócio e tempo de experiência na função são primordiais e dificultam a efetivação de um novo gestor.

Por meio da Terceirização de Mão de Obra Especializada, um profissional experiente, com perfil de gestão e conhecimento de mercado passa a fazer parte do time. Esta vivência promove uma integração acelerada e a fluidez operacional.

Possibilidade de internalização

Em um segundo momento, os contratos de terceirização de mão de obra permitem que o profissional terceirizado seja internalizado e venha a fazer parte do time de contratados da empresa. Assim, as empresas podem usar a terceirização como um modelo seguro de contratação de novos profissionais, internalizando aqueles com melhor desempenho.

É importante lembrar que, com a terceirização, a empresa contratante não tem custos com Recrutamento e Seleção de profissionais. Além disso, toda a gestão dos colaboradores terceirizados (ponto, folha de pagamento, férias e benefícios) fica a cargo da empresa contratada.

Portanto, ao terceirizar um profissional, a contratante adquire também o benefício de manter os olhos atentos aos KPIs do negócio.

Disponibilidade constante

Ao terceirizar um profissional, a empresa está contratando o tempo de um gestor. Assim, a empresa que fornece este tempo vai garantir que durante todo o período, o gestor esteja disponível.

Logo, casos nos quais seja necessário o afastamento do profissional terceirizado, a empresa responsável pela terceirização deve realizar a substituição por um profissional do mesmo nível e fazer toda a passagem de conhecimento.

diagnóstico organizacional rhopen consultoria

Conclusão

Estamos observando que a Terceirização de Mão de Obra Especializada vem deixando de ser uma prática de contratação meramente operacional e técnica para áreas de suporte e apoio administrativo. O professional outsourcing apresenta diversos benefícios para empresas em busca de lideranças experiente e já é uma realidade nas posições de gestão.

Ao optar por este modelo, o mercado empresarial aproveita as recentes mudanças provocadas no mundo do trabalho em virtude dos impactos da Pandemia e dos avanços tecnológicos.

Fazendo desta maneira, a organização consegue trazer para a sua operação profissionais extremamente qualificados e experientes, contribuindo com a geração de resultados positivos para o negócio.

Se você acredita que a Terceirização é uma solução interessante para o momento atual da sua empresa, converse com a gente. Teremos satisfação em mostrar todas as possibilidades deste modelo para a sua empresa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *