catia horsts e jaciara pinheiro durante a cerimônia de lançamento do anuário do iel

Anuário IEL 2022 reconhece RHOPEN como melhor empresa [capixaba e geral]

A RHOPEN Consultoria foi reconhecida como Melhor Empresa e Melhor Empresa Capixaba do Anuário IEL – 200 Maiores e Melhores Empresas do Espírito Santo, na edição 2022.

O ranking, considerado uma das mais importantes publicações do segmento empresarial e industrial do Espírito Santo, está na sua 26ª edição e é . A classificação é baseada no resultado agregado do desempenho de sete indicadores econômicos, contábeis e financeiros relativos ao ano de 2021 (Veja mais abaixo).

Além dos primeiros lugares no anuário do IEL, a RHOPEN também foi reconhecida como a 5ª Melhor Empresa para se Trabalhar no Espírito Santo segundo o Great Place to Work (GPTW) 2022.

Para a Diretora Comercial da consultoria, Cátia Horsts, liderar esta edição do raking do IEL e estar entre as melhores empresas para se trabalhar é o resultado do esforço de um time resiliente e dedicado. “No ano de 2021, consolidamos práticas de gestão que adotamos durante um período que exigiu mudanças rápidas que impactaram na vida de todas nós. Chegar até aqui é a prova de que acertamos mais do que erramos”.

Futuro do Trabalho

No início de 2021, a RHOPEN adotou definitivamente o modelo de trabalho remoto para 98% da sua operação. A mudança foi uma consequência dos resultados positivos observados durante a pandemia, com a obrigatoriedade do trabalho à distância.

“Não demoramos para perceber e aceitar que o mundo da gestão e do trabalho como conhecíamos estava ficando para trás. Encaramos a mudança pelos seus diversos aspectos positivos e viramos a chave assim que percebemos a aprovação das nossas equipes”, lembra Jaciara Pinheiro, Diretora Técnica da RHOPEN.

Atualmente, a consultoria full service de Recursos Humanos, com sede em Vitória, conta com outras 8 unidades no Brasil. São cerca de 180 profissionais atuando de forma distribuída em todo o território nacional e no exterior.

Fatores de Sucesso

Jaciara acredita que o reconhecimento como Melhor Empresa é o resultado de uma série de fatores inerentes a uma gestão de sucesso: “construímos um processo criterioso de Recrutamento e Seleção, desenvolvemos uma cultura com valores próprios, temos um propósito percebido pelas pessoas e investimos no desenvolvimento e engajamento de lideranças que apoiam suas equipes”, conclui.

Anuário do IEL 200 Maiores e Melhores

Os rankings de melhores empresas do Anuário do IEL são compostos por um conjunto de sete indicadores que medem o desempenho das empresas participantes. O Anuário contém também análise do cenário econômico e produtivo capixaba, artigos, cases de sucesso e destaques empresariais, fontes de consulta e inspiração para os empreendedores.

A elaboração dos rankings de Melhores Empresas do Anuário do IEL é baseada em sete indicadores de desempenho consistentes. Estes indicadores demonstram que, além de uma gestão de pessoas eficiente, a empresa é também uma referência em termo de gestão de negócios.

Conheça os indicadores:

  • Crescimento das Vendas – Indica a variação da receita líquida durante o período (peso 15)
  • Rentabilidade das Vendas – Indica o percentual das vendas que permanecem como lucro (peso 10)
  • Rentabilidade do Patrimônio Líquido – Mede o resultado da eficiência da empresa na gestão do negócios (peso 25)
  • Lucratividade por Empregado – Incida a contribuição média de cada colaborador para o lucro gerado pela empresa (peso 10)
  • Liquidez Corrente – Indica a segurança com que a empresa opera no curto prazo (peso 15)
  • Margem Ebitda – Medida da rentabilidade operacional da empresa (peso 15)
  • Endividamento Geral – Endividamento geral de curto e médio prazo (peso 10)

5ª Melhor Empresa para se Trabalhar do Espírito Santo

Em sua quinta edição, o Great Place to Work (GPTW) 2022, contou com a participação de 32 empresas inscritas. A RHOPEN Consultoria foi reconhecida como a 5ª Melhor Empresa para se Trabalhar no Espírito Santo.

Duas etapas compõem a pesquisa do GPTW. A primeira etapa é qualitativa e exige que as empresas participantes alcancem uma amostra mínima funcionários e que obtenha uma nota igual ou superior a 70%.

A segunda etapa comtempla práticas culturais. Assim, as 15 melhores empresas colocadas são listadas a partir dos seguintes critérios:

  • Pesquisa quantitativa com funcionários (peso 75%)
  • Amostra mínima e Trust Index (70%)
  • Práticas culturais (peso 25%)
  • Avaliação de práticas Culture Audit

A RHOPE Consultoria alcançou a 5ª colocação entre as pequenas empresas e mais uma vez está entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Espírito Santo. Confira o resultado da categoria:

  1. Embracon ES
  2. OCB ES
  3. Kaizen Inteligência Comercial
  4. Prosperi
  5. RHOPEN
  6. Inflor

Em 2021, o GPTW (Great Place to Work) apontou a RHOPEN Consultoria como a Melhor Empresa Para se Trabalhar do Espírito Santo e a 40ª Melhor Empresa para se Trabalhar no Brasil.

Naquele ano, a consultoria era a única, entre as 15 empresas ranqueadas no Estado, fundada e gerida por mulheres.

GPTW reconhece a RHOPEN como a melhor do Espírito Santo

Para saber mais sobre o modelo de gestão de pessoas e o modelo de gestão empresarial da RHOPEN, entre em contato com a gente. Estamos sempre disponíveis para uma boa conversa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *