O GPTW anunciou o ranking de 2021 das melhores empresas para se trabalhar no Espírito Santo. A RHOPEN Consultoria foi classificada como a melhor pequena empresa para se trabalhar no estado. Além disso, somos a única empresa na lista das 15 melhores dirigida por mulheres – inclúido pequenas, médias e grandes empresas.
Anuário IEL 2022 reconhece RHOPEN como melhor empresa [capixaba e geral]
Você vai ver:
ToggleSomos a melhor empresa para se trabalhar no Espírito Santo
O anúncio foi feito em uma transmissão online realizada pela ABRH ES e IEL, em parceria com o GPTW, durante a programação do Fórum IEL de Gestão 2021, nesta quinta-feira, 2 de dezembro.
A RHOPEN Consultoria também entrou para o ranking 2021 das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo o GPTW e a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. O anúncio foi feito em outubro e a empresa foi classificada como a 40ª empresa no ranking nacional.
Esta é a segunda vez que a consultoria de Recursos Humanos participa do ranking no Espírito Santo. No ano passado, a RHOPEN Consultoria alcançou a 8ª posição.
Em 2022, a RHOPEN Consultoria foi reconhecida pela Findes como Melhor Empresa e Melhor Empresa Capixaba segundo o Anuário do IEL – 200 Maiores e Melhores.
Trabalho de equipe
Segundo Jaciara Pinheiro, sócia fundadora da empresa, participar da pesquisa foi um desejo que surgiu de dentro dos corredores e salas virtuais da RHOPEN Consultoria. “Foram os nossos colaboradores que trouxeram a vontade de fazer a avaliação seguindo os critérios do GPTW. Aceitamos o desafio de imediato e estamos honrados por fazer parte do ranking, juntamente com empresas que admiramos”.
Para Cátia Horsts, também fundadora, a premiação reconhece o esforço da consultoria em promover internamento e em suas relações a mesma qualidade que oferece ao mercado. “Se não praticássemos dentro de casa os valores e a conduta nos quais acreditamos, não teríamos condições de proporcinar aos nossos clientes o alto nível de entrega pelo qual a gente é reconhecida”, avalia.
Critérios de avaliação do GPTW
Esta é a 4ª edição do ranking Espírito Santo, que contou com 39 empresas inscritas, representando 12.872 funcionários.
Para chegar ao resultado, a pesquisa avaliou uma série de quesitos ancorados em dois índices – Trust Index e Análises Práticas. O índice de confiança é extraído a partir da análise de cinco dimensões:
- Credibilidade dos líderes para gerenciar pessoas e administrar os negócios de forma geral.
- Respeito dos líderes na relação com os funcionários, tanto na questão profissional como pessoal.
- Imparcialidade dos líderes com relação à todos os funcionários.
- Orgulho de exercer a profissão e trabalhar nessa empresa.
- Camaradagem entre os colegas de trabalho e presença de sentimento de equipe.
O segundo índice mede a confiança em relação às práticas a partir de 9 aspectos: inspirar, falar, escutar, agradecer, desenvolver, cuidar, contratar e receber, celebrar e compartilhar.
Jaciara complementa, ressaltando que a qualidade das equipes que a RHOPEN vem construindo ao longo destes 10 anos de empresa é um grande diferencial. “Estarmos nesta posição no ranking é mérito de todo o nosso time. Não é apenas um resuiltado de gestão. Todos nós aqui entregamos um pouco de amor e alegria todos os dias em tudo o que fazemos.
As revelações do GPTW 2021
Esta é a 4ª edição do ranking Espírito Santo, que contou com 39 empresas inscritas, representando 12.872 funcionários. Para esta edição, 15 empresas foram premiadas, sendo 10 de porte médio e grande, e 5 de porte pequeno.
Liderança
- Relativo ao perfil dos presidentes das 15 empresas premiadas, a idade média está na faixa dos 54 anos, o tempo médio de ocupação do cargo é de 13 anos e apenas 1 mulher exerce a função.
- Na alta liderança, 82% dos cargos são ocupados por homens e 18% por mulheres; na média liderança, as mulheres representam 33% e os homens 67%; em outras posições, 46% são ocupados por mulheres e 54% por homens.
- Nos índices de confiança por dimensões, 89% dos funcionários afirmaram que há credibilidade nas lideranças para gerenciar pessoas e administrar os negócios de forma geral;
- 88% reconheceram o respeito dos líderes na relação com os funcionários, tanto na questão
profissional como pessoal; 87% confirmaram a imparcialidade dos líderes com relação a todos os funcionários;
Atração e retenção de talentos
- Quando questionados sobre por que permanecem nas melhores empresas do Espírito Santo, 44% dos colaboradores apontaram a oportunidade de crescimento, 29% qualidade de vida, 13% alinhamento de valores, 10% remuneração e benefícios e 2% estabilidade.
- Sobre turnover e fatores de permanência na empresa, 9% dos funcionários saíram de forma voluntária, fator que representou 34% do total de demissões, e 46% das pessoas que compõem os quadros de funcionários das premiadas foram admitidas no último ano.
Desenvolvimento profissional
- 87% das empresas premiadas oferecem bolsas de estudos para graduação ou pós;
- 60% têm mentoring;
- 93% oferecem programas de coaching;
- 60% oferecem bolsas para cursos de idiomas;
- 27% oferecem verba para os colaboradores usarem em desenvolvimento de sua escolha;
- 27% têm universidade interna;
- 9% dos funcionários foram promovidos e a taxa de rotatividade no ano é de 9%.
Orgulho e camaradagem
- 92% disseram sentir orgulho de exercer a profissão e trabalhar na empresa;
- 91% responderam que há camaradagem entre os colegas de trabalho e presença de sentimento de equipe.
Idade e nível de escolaridade
- Entre os funcionários das empresas vencedoras, 35% têm entre 26 e 34 anos; 30% entre 35 e 44 anos; 23% até 25 anos; 9% entre 45 e 54 anos e 3% acima de 55.
- Referente ao nível de escolaridade, 45% possui ensino médio completo ou menos; 25% ensino superior completo; 13% ensino fundamental completo ou menos; 10% ensino superior incompleto e 7% pós-graduação.
Diversidade e gênero
- Quanto ao gênero dos colaboradores, 44% da empresa é composta por mulheres e 56% por homens;
- A pesquisa contempla a opção “outros gêneros”, contudo, a representatividade foi menor que 1%;
- 71% da empresas contam com alguém responsável por combater a discriminação e promover a diversidade.
Inovação
Na métrica IVR (Velocidade da Inovação), desenvolvida pelo time de cientistas e analistas do GPTW, são mensurados os níveis cruciais de velocidade e agilidade organizacional,
quantificando a capacidade de adaptação e inovação dos colaboradores.
Quanto maior o resultado, mais forte é a capacidade da organização nesses quesitos. Os três estágios da inovação são: Acelerado, Funcional e Atrito, sendo acelerado o mais alto nível do índice.
- Entre as premiadas, 20% (3 empresas) apresentaram estágio acelerado, 20% (3 empresas) estágio funcional e 60% (9 empresas) estágio de atrito.
Cátia Horsts fala sobre a importância da presença da RHOPEN entre as melhores empresas do país
Premiadas no GPTW 2021:
Médias e Grandes
- SYNNEX Westcon Comstor
- ELKEM
- UNIMEDSULCAPIXABA
- REALCAFE SOLUVEL DO BRASILS A
- EXTRAFRUTIS/A
- Supergasbras-ES
- ISHTECNOLOGIA
- Skystonedo Brasil
- SOLLO CONTACT CENTER
- SHOPPINGVITORIA
Premiadas: Pequenas
Sobre o Great Place to Work
O Great Place to Work é uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores
resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Com a missão
de “construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place to
Work for All”, está presente em 97 países, analisa mais de 10.000 empresas anualmente, o que
corresponde a mais de 10 milhões de funcionários impactados no mundo. Para mais
informações, acesso a estudos, análises e pesquisa, acesse: https://gptw.com.br/