10 de maio de 2023

Veja o que fazer para melhorar os indicadores do RH

Para melhorar os indicadores de RH, cabe as gestores implementar alguns procecimentos

Melhorar os indicadores de RH deve ser uma busca constante para gestores. Entender e acompanhar os principais indicadores é indispensável. É por meio deles que inúmeras organizações mensuram os resultados de suas negociações. Para ser eficaz, a gestão de recursos humanos precisa, na prática, fazer uso desses KPIs — Key Performance Indicators.

Eles permitem observar e mensurar o desempenho dos diversos segmentos de sua companhia, como a produtividade da sua equipe, competitividade junto aos concorrentes, projeções futuras, condutas consideradas para o crescimento da organização, ações para inibir futuras ameaças e garantir o sucesso do seu empreendimento. Continue a leitura e saiba mais!

Quais os principais indicadores de RH e sua importância?

Esses indicadores são determinantes para as empresas. Abaixo destacamos os mais utilizados:

Turnover

Esse indicador é um dos mais acompanhados pelos profissionais de RH. É o índice que mostra a taxa média entre entrada e saída de colaboradores. Ter alta rotatividade de profissionais pode acarretar sérios prejuízos às empresas, como:

  • influencia o ambiente de trabalho;
  • afeta o comportamento dos membros da sua equipe e o clima organizacional;
  • acarreta custos extras com demissão e processo seletivo;
  • baixa na produção;
  • perda de talentos e conhecimentos específicos, dentre outros.

Absenteísmo

É importante identificar com urgência a causa da ausência dos funcionários, necessitando solucionar de imediato esse gargalo. Assim como o turnover, o efeito trazido pelo absenteísmo prejudica sua organização em vários aspectos.

Frequência

O indicador de frequência é uma ferramenta que colabora para constatar a pontualidade dos seus empregados. É importante saber o nível de comprometimento do colaborador, sendo possível perceber por meio de uma análise geral, se ele está dentro do padrão de falta ao trabalho ou se é um problema recorrente. O RH tem ferramentas adequadas para avaliar de imediato e encontrar, caso necessário, uma solução.

Desempenho

O RH tem a tecnologia como sua principal aliada e metodologias ágeis para acompanhar a performance de cada profissional. Por meio dessas ferramentas é possível identificar todas as características, conhecimentos técnicos, comportamentais e saber o rendimento de cada membro da organização. É imprescindível conhecer e acompanhar o desempenho de cada colaborador em função das atividades que ele realiza.

Headcount: aprenda a utilizar o indicador de RH

Como melhorar os indicadores de RH?

Uma organização de sucesso compreende a necessidade de constante capacitação de seu capital humano, alinhamento com o planejamento das metas traçadas, o engajamento e comprometimento de todos no ambiente corporativo.

Cabe aos gestores de RH implementar novos procedimentos para o desenvolvimento de seus profissionais ou contratar uma consultoria especializada em gestão de pessoas, que poderá contribuir na otimização dos resultados desejados. Conheça algumas dicas:

Ofereça treinamentos

Invista constantemente em treinamentos. O RH tem todo o aparato das inovações tecnológicas que possibilitam coordenar diretamente o capital humano. Os indicadores de RH mensuram e distinguem quais os pontos positivos e negativos nas rotinas diárias de seus profissionais. Eles precisam de acompanhamento e contribuem na elaboração de medidas e programas de treinamento para eliminar os problemas e garantir melhor performance dos colaboradores.

Melhore os processos de recrutamento e seleção

Encontrar bons profissionais e criar uma equipe de qualidade para a empresa é um processo que demanda tempo. Ao selecionar um novo contratado, é necessário que isso seja feito de maneira que o colaborador tenha a visão correta do seu papel dentro da organização. O que a empresa deseja dele, explicar todas as fases desde o processo da contratação até o seu desligamento.

É imprescindível que ele saiba como sua performance será medida e quais os elementos objetivos que serão usados. Atualmente, os funcionários valorizam não só o salário e benefícios, mas os propósitos e a cultura da empresa.

Desenvolva uma gestão de benefícios

Implemente uma política de investimentos na gestão de benefícios, dentro do contexto da cultura organizacional, que possa agregar vantagens ou privilégios aos seus colaboradores.

É importante que esses benefícios atendam às necessidades e que sirvam para reter e engajar seus membros. Uma gestão bem elaborada faz com que seus pessoais compreendam que são valorizados e motivados a continuarem na empresa.

Como você percebeu os indicadores de RH são ferramentas imprescindíveis para o desenvolvimento e o crescimento de toda organização.

A RHOPEN poderá ajudá-lo a encontrar soluções modernas, ágeis e personalizadas para o seu negócio — então, entre em contato!

Alcance a eficiência financeira com as soluções de
DP da RHOPEN




Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:


Posts Relacionados:

Shopping Basket


Qual é o seu cargo atual?

A empresa tem quantos funcionários?

Escolha a unidade Rhopen que vai te atender:

Estou buscando emprego:
Concordo em receber comunicações:

Ao enviar, você concorda em receber comunicações do Grupo Rhopen de acordo com nossa Política de Privacidade.

Objetivo – Apresentar aos participantes a importância da saúde mental no trabalho como autocuidado, trazendo autoconhecimento de suas habilidades para lidar com as tensões normais da vida, trabalhando de forma mais leve e produtiva.

Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.