Evite complicações na justiça por meio de auditoria trabalhista. Saiba mais

Como a auditoria trabalhista pode contribuir para a empresa? Entenda!

Evite complicações na justiça por meio de auditoria trabalhista, processo em que diversos colaboradores, de setores distintos, se reúnem para avaliar todos os contratos dos profissionais, estagiários, funcionários terceirizados ou com carteira assinada.

Elementos como controle de pontos, checagem de leis trabalhistas (para entender se a atual realmente está em vigor ou ocorreu alguma alteração) e análise da folha de pagamento sofrem auditoria para organizar e atualizar a parte burocrática de sua companhia.

Continue lendo o post para conhecer melhor essa estratégia que pode tirar sua empresa de passivos trabalhistas no futuro. Confira!

O que é a auditoria trabalhista?

A auditoria trabalhista é um processo realizado por empresas que visa solucionar problemas ou preveni-los, evitando infrações, demandas judiciais e até divergências comportamentais dentro das instituições empresariais.

O processo de auditoria trabalhista envolve uma série de trabalhos minuciosos, nos quais documentos são periciados. Após a realização de auditoria, caberá ao profissional capacitado para tal função dar um parecer à empresa fiscalizada e encontrar soluções para que eventuais problemas sejam resolvidos.

Qual é a sua importância?

As auditorias trabalhistas desempenham um papel de fundamental importância, identificando fraudes, procedimentos irregulares ou desaconselháveis, direcionando a empresa à adoção de métodos seguros e de retorno financeiro, corrigindo e prevenindo eventuais dissabores.

Quais pontos ajudam a empresa a não ter prejuízo e punições?

Verificação dos pagamentos dos colaboradores

A empresa que investe na auditoria da folha de pagamento tem maior segurança e tranquilidade de que tudo será feito de maneira correta. O objetivo é reduzir o número de processos trabalhistas e as arrecadações errôneas nos impostos previdenciários, bem como garantir o pagamento correto da folha salarial.

A RHOPEN, por exemplo, audita a folha de pagamento dos clientes em dois momentos:

  • após o departamento pessoal apurá-la e antes de o cliente recebê-la, um dos nossos especialistas (jurídico ou contábil) confere cada uma das rubricas trabalhistas que incidem sobre a relação de trabalho e analisa se o processo de admissão foi correto;
  • na contabilização da folha de pagamento, em que a nossa contabilidade lança, classifica e audita se todos os tributos foram pagos e as obrigações foram cumpridas.

Pagamentos realizados de maneira correta

Esse tipo de serviço evita o cometimento de alguns erros com um processo de auditoria de maneira apropriada. Assim, é possível corrigir as seguintes falhas:

  • pagamentos desnecessários;
  • contribuição para vale transporte maior que o obrigatório;
  • pagamento de benefícios a funcionários desligados da empresa, afastados ou em férias;
  • descontos realizados de forma incorreta, que geram reclamações trabalhistas.

Cumprimento do e-social

Uma das principais metas da centralização de dados no e-Social é potencializar e tornar mais eficientes os procedimentos fiscalizatórios dos órgãos de controle.

Por isso, mais do que nunca será decisivo que todas as informações relevantes às relações trabalhistas da empresa estejam organizadas e sejam prestadas com exatidão.

Nesse ponto, contar com a consultoria trabalhista pode ser um verdadeiro divisor de águas. Assim, os gestores não serão penalizados por não alimentarem o sistema do e-Social em casos de:

  • acidente de trabalho;
  • admissão;
  • alterações de contrato e de cadastro;
  • férias;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • exames médicos.

Controle de ponto adequado

Um controle de ponto confiável propicia às organizações um reconhecimento real das horas trabalhadas e não trabalhadas, sem ameaças de falhas, omissões ou esquecimentos no cálculo de contagem dos dados coletados.

Com isso, a empresa pode ter uma grande diminuição em possíveis passivos trabalhistas, dado que a maior parte dos processos trabalhistas apresenta cobrança de horas extras não pagas. Dessa forma, o serviço de auditoria pode ajudar sua empresa a não falhar.

Qual é a necessidade de investir em auditoria interna?

Essa prática tem sido muito necessária por oferecer todas as vantagens abaixo:

  • reduz erros e prejuízos das rotinas auditadas;
  • diminui ou evita reclamações trabalhistas;
  • previne e melhora a atividade de administração dos funcionários da empresa;
  • evita roubos, furtos e outras irregularidades;
  • diminui multas.

Em resumo, a auditoria trabalhista realiza um trabalho preventivo. Assim, ajuda a área de Recursos Humanos na busca pela excelência na aplicação dos processos e obrigações organizacionais no setor trabalhista, identifica e sugere alterações quando necessário.

Gostou do post? Não perca mais tempo e entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *