Consultoria Interna de RH

Consultoria interna de RH: para que serve esse serviço?

Você sabe qual a importância de investir em um serviço de consultoria interna de RH? A estratégia é essencial quando se deseja valorizar os colaboradores, promover a motivação e aumentar a produtividade da equipe.

Na prática, a consultoria auxilia a gestão de pessoas a identificar problemas e também a traçar objetivos e metas que atendam às atuais necessidades da empresa. Nesse caso, os consultores auxiliam as companhias com propostas de ações que podem contribuir significativamente para o crescimento dos negócios.

Convidamos Soanne Rezini, coordenadora de RH da Rhopen, para explicar o que é uma consultoria interna de RH, quais benefícios oferece para as empresas e como contratar o serviço. Acompanhe a seguir e confira mais sobre o assunto!

O que é consultoria interna de RH?

De acordo com Soanne, a consultoria interna de RH é realizada por um profissional especializado em práticas de gestão de pessoas, também conhecido como Business Partner (BP). Na ocasião, o BP fornece suporte e orientação às diferentes áreas das organizações.

O consultor interno tem o principal objetivo de criar relações com os líderes para entender as necessidades e os desafios de cada setor. Geralmente, as demandas são relacionadas às ações do RH, como desenvolvimento, treinamento, retenção, atração, entre outros, comenta Soanne.

Como a consultoria interna de RH funciona na prática?

Na prática, o BP opera de maneira próxima e colaborativa com as outras áreas da empresa. Como citamos, ele oferece suporte às lideranças nas questões relacionadas à gestão de pessoas e aos colaboradores, por exemplo, tirando dúvidas sobre o seu desempenho, benefícios e programas internos.

Para isso, o consultor interno deve organizar e promover reuniões frequentes com os gestores, realizando pesquisas de clima organizacional, análises de desempenho e acompanhamento dos times.

Assim, o BP gera um elo entre as lideranças e o RH, já que conta com conhecimento detalhado da cultura, valores e práticas da companhia. Em geral, é o profissional que facilita a adaptação de estratégias de RH de maneira eficaz e homologada com a identidade da empresa, complementa Soanne.

Como veremos ao longo do conteúdo, ao contar com um consultor interno de RH, a empresa tem a oportunidade de desenvolver uma equipe mais produtiva e dedicada. Além disso, é uma chance de manter o processo de atração e retenção de talentos cada vez mais assertivo e compatível com os valores do negócio.

Como resultado de um time de liderança capacitado e acompanhado, o clima interno torna-se mais positivo ao ter pessoas alinhadas com a estratégia da empresa. Consequentemente, há economia de custos com pessoal, já que os processos estruturados geram maior satisfação e reduzem a taxa de rotatividade, comenta Soanne.

Quais as vantagens de contratar uma consultoria interna de RH?

A consultoria interna de RH é benéfica para qualquer organização, independentemente do seu tamanho e/ou segmento. Não há um momento ideal para contratar o serviço, mas sim o quanto a companhia está disposta a investir em uma área especializada para dar suporte ao time, explica Soanne.

Penso que a ocasião ideal para contratar a consultoria interna de RH seja no início da estruturação da organização para, assim, já ter uma área consolidada e uma equipe atendida com assertividade, destaca Soanne.

Também é aconselhável considerar a consultoria quando o negócio está enfrentando desafios significativos relacionados à gestão de pessoas, como:

  • crescimento organizacional e expansão;
  • retenção de talentos;
  • problemas de desempenho e baixa produtividade;
  • mudanças organizacionais;
  • desenvolvimento de liderança.

Nesse sentido, a consultoria interna de RH oferece uma série de vantagens. Soanne destaca as principais a seguir.

Cultura organizacional

Conhecer a cultura organizacional, os valores e objetivos da empresa, facilita a personalização de soluções de RH que estejam alinhadas com a identidade do negócio.

Alinhamento estratégico

A consultoria interna favorece o alinhamento das práticas de RH diretamente com os objetivos estratégicos da empresa, contribuindo para o crescimento e o sucesso geral da organização.

Acesso à informação

Ao estar dentro da organização, o consultor facilita o acesso direto aos colaboradores, compreendendo melhor as suas necessidades, preocupações e expectativas. Assim, o BP auxilia diretamente no desenvolvimento do time.

Relacionamento

A proximidade física e relacional com outros departamentos e líderes permite construir relacionamentos sólidos e compreender as nuances e particularidades de cada equipe.

Agilidade

O consultor interno de RH também auxilia a responder rapidamente às necessidades emergentes da empresa, adaptando-se às mudanças no ambiente de negócios com agilidade.

Foco na solução

Ao conhecer profundamente a companhia, a consultoria interna pode desenvolver soluções de RH personalizadas, atendendo às demandas específicas da organização.

Como contratar a consultoria interna de RH para a empresa?

O primeiro passo para contratar a consultoria interna de RH é certificar se os objetivos estratégicos da empresa estão alinhados, para poderem ser replicados internamente pelo profissional responsável.

Outro ponto importante é mapear um colaborador que tenha experiência e o conhecimento necessário para lidar com os desafios específicos do negócio. Ele ainda precisa ter habilidades com cultura organizacional e uma boa comunicação para criar relações sustentáveis.

O objetivo, com esta estratégia, é estabelecer métricas claras para conseguir medir o desempenho e os resultados das iniciativas do consultor interno de RH, explica Soanne.

Para tanto, é imprescindível contar com um serviço de consultoria interna especializada em pessoas, como a Rhopen. A empresa oferece profissionais qualificados em práticas de gestão de RH, além de um amplo portfólio de soluções e tecnologias para melhor atender às demandas dos clientes, destaca Soanne.

A missão da Rhopen é fornecer soluções modernas, ágeis e personalizadas para aumentar os resultados dos negócios, a partir da gestão de Recursos Humanos e de Departamento Pessoal. Para isso, a consultoria da Rhopen atua:

  • realizando o processo seletivo do BP que assumirá o cargo;
  • realizando a mentoria com o profissional contratado ou com o colaborador que já atua na organização;
  • construindo os processos em parceria com o BP, para que ele consiga consolidar a criação da área dentro da empresa;
  • treinando o profissional e as lideranças envolvidas.

Vimos que a consultoria interna de RH é um serviço que traz muitos benefícios para o gerenciamento operacional das companhias. Com isso, as empresas podem cortar custos desnecessários e otimizar o tempo com novas estratégias que contribuem para o avanço e crescimento do negócio.

Você está pronto para transformar a gestão de pessoas na sua empresa e impulsionar o crescimento do seu negócio? Entre em contato agora mesmo para agendar uma conversa com nossos consultores. Clique aqui! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *