Entenda a diferença entre RH e Departamento Pessoal

Entenda a diferença entre RH e Departamento Pessoal

Sabemos que a área de RH é responsável por muitas atividades, mostrando-se muito importante para a manutenção de uma empresa. Porém muitas pessoas não sabem a diferença entre RH e Departamento Pessoal e ficam confusas sobre a função de um DP, julgando-o semelhante às funções de um RH, mas não é bem assim. 

Durante um bom tempo o RH foi uma área subestimada dentro de uma empresa, onde no imaginário corporativo era visto como menor comparado às demais áreas. 

Entretanto, nos últimos tempos o RH se tornou uma forte ferramenta para o impulsionamento e a valorização de capital humano, tomando uma notoriedade quando o assunto é atingimento dos objetivos estratégicos . 

Dessa forma, muitas pessoas começaram a confundir as funções de um departamento pessoal com RH, o que muitos não sabem, é que o DP é de extrema importância para que as ações sejam certeiras. 

Qual a principal diferença entre RH e Departamento Pessoal?

Quando falamos de RH e DP nos deparamos com uma enorme diferença de processos. De um lado temos o departamento de RH que é responsável pela seleção de colaboradores e  pela gestão do clima organizacional dentro de uma empresa.

Já o Departamento Pessoal trabalha com a parte burocrática do processo de admissão e demissão de colaboradores, a famosa papelada, lidando com registros, manutenção, pagamento e por aí vai.

Com relação a contratação, é RH que é o responsável por realizar o processo de recrutamento, análise de currículos e seleção. Mas, é o profissional de DP que realiza  o processo de admissão, cuidando de toda a papelada.

Qual é a função de um RH? 

A área de RH lida e cuida especialmente com tudo que está relacionado ao capital humano, cuidando diretamente de tudo relacionado a essa esfera. 

As atividades de um profissional dessa área vão desde o recrutamento e seleção de novos colaboradores, realizando as entrevista, triagem e divulgação de vagas, até um papel mais estratégico, envolvendo a manutenção do clima organizacional, onde irão se atentar ao desenvolvimento e a retenção de talentos da empresa, envolvendo a promoção de capacitações e treinamentos. 

Entre as principais atividades de um profissional de RH está: 

Qual é a função de um departamento pessoal? 

A área de departamento pessoal cuida especialmente dos processos administrativos e burocráticos dos colaboradores de uma empresa. 

Essa área está ligada diretamente a processos e organização, se atento estritamente às normas e legislações trabalhistas vigentes, cuidado para que tudo esteja em ordem evitando futuros desgaste com processos e multas. Atentando a toda papelada desde gestão de férias, pagamento, processos administrativos e entre outros.

Entre as principais atividades de um profissional de DP está: 

  • Admissão de profissionais;
  • Pagamento de rendimentos;
  • Controle da jornada de trabalho;
  • Gestão de benefícios;
  • Desligamento.

Podemos resumir como a principal diferença entre RH e Departamento Pessoal é que um cuida da gestão das pessoas e o outro é responsável por realizar atividades administrativas e burocráticas que envolve o empregador e empregado.

Por que terceirizar o seu Departamento Pessoal?

A Terceirização de DP é muito indicada para aquelas situações em que os gestores estão investindo muito do seu tempo produtivo em fiscalizar e resolver problemas relacionados às rotinas e processos técnicos da área de Departamento Pessoal. Ao contratar a solução de BPO da RHOPEN, o gestor ganha mais tempo para focar na estratégia e nos resultados do negócio.

  • Auditoria de rotins de DP para Saúde e Segurança
  • Construção e automatização de todos os processos
  • Tercerização da Folha de Pagamento

Ter um Departamento Pessoal saudável é imprescindível para que a empresa atrevesse todas os ciclos de desenvolvimento do negócio. 

Fale com um consultor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *