22 de fevereiro de 2023

Como integrar os departamentos da empresa e aprimorar o RH?

Uma sala movimentada ilustra como integrar o RH ajuda no desenvolvimento da empresa

Empresas focadas em integrar RH para obter bons resultados devem estar sempre atentas à união dos seus departamentos. Quando o de RH — Recursos Humanos consegue observar e gerenciar essa convivência, são grandes as chances de se ter a equipe mais habilidosa e capacitada presente no mercado, abrindo uma vantagem competitiva.

Se você está em busca de meios para ter uma equipe de alto desempenho, veremos neste artigo como integrar os departamentos da empresa e aperfeiçoar o RH com o gerenciamento de informação do capital humano e a tecnologia como aliada. Continue lendo e conheça melhor essa estratégia para o sucesso da sua organização!

Funcionamento do processo de integrar RH com outros setores

Orquestrar a integração de setores é desafiador. Porém, a inovação e o uso de tecnologias modernas são essenciais para promover a centralização das informações dos diferentes cenários de uma organização. Isso é viável por meio dos softwares de gestão.

Uma vez que isso aconteça, possibilita que o trabalho seja facilitado, pois as informações são armazenadas em um só lugar. A integração de todos os dados em um mesmo local evita perdas, além de manter tudo em ordem de forma prática, e o retorno obtido pode ser resumido em:

  • otimiza a comunicação entre as pessoas;
  • evita distorções na comunicação interna;
  • aprimora o acesso por todas as pessoas autorizadas;
  • melhora a transparência;
  • eleva o engajamento;
  • rastreia facilmente mensagens;
  • estimula boas relações de trabalho;
  • amplia a visão do negócio;
  • agiliza os processos;
  • aumenta a produtividade;
  • melhora a confiabilidade nos registros;
  • passa a existir maior previsibilidade na atuação dos gestores.

Benefícios da integração de RH para a empresa

Em uma organização o volume de informações geradas por setor é imenso. Ter uma gestão integrada auxilia os gestores a tomarem boas decisões. Um sistema que se encarrega de integrar todos os dados de vários departamentos em um único lugar é imprescindível para analisar com mais rapidez as informações necessárias para tomar uma decisão importante.

Vale destacar como exemplo: em um processo de recrutamento e seleção — as tecnologias têm sido de grande valia, agregando eficiência e confiabilidade às informações, mostrando seus benefícios e resultados. Integrar o RH trouxe maior alinhamento aos processos, reduziu o custo e o tempo das seleções.

Abaixo acompanhe os benefícios, dessa integração:

  • gera relatórios personalizados dos colaboradores;
  • produz dados analíticos;
  • monitora o desempenho dos funcionários;
  • identifica gargalos;
  • avalia a necessidade de treinamento;
  • coleta dados para folha de pagamento;
  • apura o custo de cada funcionário;
  • evita multa e processos trabalhistas;
  • aumenta a segurança das informações;
  • permite trabalhar a produtividade, entre outros.

O sucesso dessa integração está ligado a um bom programa — o software precisa ser de uso fácil de forma que todos os colaboradores possam interagir na implementação dos dados coletados. É importante que o armazenamento seja feito com muita responsabilidade.

Gestão de informação do capital humano

O capital humano, quando relacionado ao departamento de RH, significa tudo o que a empresa acumula em conhecimento e habilidades dos seus colaboradores, tendo um impacto direto e positivo nos rendimentos. Basicamente, trata-se da gestão de talentos da empresa.

Centralizar as informações referentes a tudo o que diz respeito aos colaboradores é fundamental para aprimorar o RH, pois permite que líderes e equipe acessem rapidamente documentos relevantes para as suas funções.

É claro que as boas práticas no gerenciamento da informação não se resumem ao movimento dos arquivos entre os trabalhadores. No entanto, elas são imprescindíveis para que a empresa consiga analisar o desempenho, a motivação e a capacidade de relacionamento desses colaboradores.

Atualmente, a TI e o departamento de RH têm se aproximado em busca de soluções que permitam um relacionamento cada vez mais distante de falhas e que aproveite o que cada colaborador tem de melhor para oferecer à empresa.

Benefícios da Webservices

A plataforma Webservices é referência mundial para a gestão do capital humano, e o seu objetivo principal é integrar RH por meio de processos otimizados e da redução de custos.

Isso significa que todos os processos envolvidos na vida profissional de um colaborador — como atração, onboarding, treinamento, avaliação de desempenho, metas, promoção, feedbacks, sucessão e práticas relacionadas à folha de pagamento — são realizados de maneira organizada e verdadeiramente integrada, atribuindo agilidade, economia e eficiência a todas as questões ligadas à gestão de talentos.

Além desses benefícios, citamos ainda:

  • possibilidade de acompanhar resultados em tempo real;
  • foco na gestão de pessoas, e não só na administrativa;
  • mais agilidade com a redução de papéis e menos processos manuais;
  • suporte online, que torna a ferramenta mais eficiente;
  • modelos de colaboração disponíveis online, que facilitam o diálogo, a comunicação interna e a resolução de problemas.

Vale lembrar que as chances de se ter colaboradores engajados e produtivos é muito maior quando a gestão de RH é organizada e faz questão de manter a proximidade e intermediar essa relação entre líderes e equipes.

O papel da empresa de consultoria

Se a intenção é aprimorar e integrar RH do negócio, ter todas as informações em mãos não vai trazer o resultado desejado se a empresa não souber utilizar os dados revelados pela plataforma Webservices.

Nesse sentido, o papel de uma empresa de consultoria experiente é justamente o de permitir que esse software seja utilizado adequadamente, promovendo a real integração entre os departamentos da empresa e os processos relacionados à administração do capital humano — que é o bem mais valioso de um negócio.

O serviço de uma consultoria especializada é essencial quando as organizações desejam o auxílio de alguém cuja a expertise será fundamental para proceder essa integração do departamento de recursos humanos com outros setores da empresa. As consultorias têm uma visão embasada em observações sistemáticas e inteligentes.

As empresas que atuam com essa atividade contam com profissionais com amplo conhecimento — seus consultores fornecem análises precisas sobre qual o melhor modo de proceder. Esses profissionais são pessoas altamente qualificadas e treinadas para ajudar em qualquer área.

Uma empresa de consultoria pode aumentar as vendas e a lucratividade do negócio, auxilia na redução de custos com operações, aumenta a produtividade da empresa, orienta a ter sucesso empresarial e direciona como abrir novos investimentos. A consultoria vai ajudar você em todos os processos para administrar melhor o seu negócio de forma ágil e eficiente.

Contratar uma assessoria como a RHOPEN, portanto, que presta um serviço especializado em soluções de pessoas utilizando ferramentas modernas e eficientes como a Webservices, agrega valor tanto à empresa quanto aos profissionais. Ao manter o departamento pessoal integrado aos líderes de setores e suas equipes, colabora-se para aumentar a produtividade bem como melhorar os indicadores — e, consequentemente, os resultados financeiros.

Os principais erros cometidos ao integrar setores

De fato, um dos fatores que afetam a produtividade da empresa de forma muito significativa é a capacidade de integração entre os setores. Quando ela não funciona, os diversos times agem de forma isolada atendendo às suas próprias demandas, sem ter uma visão do todo.

Pensando nisso, separamos a seguir alguns erros que são cometidos de forma rotineira em muitas empresas.

Não ter um planejamento eficaz

Um bom gestor sabe que é fundamental realizar bons planejamentos orçamentários e projeções financeiras, detalhando todos os custos operacionais e despesas da companhia com o RH. Mas qual é o sentido de fazer esses planejamentos e não definir objetivos a serem atingidos? Sem eles, você não consegue avaliar e medir os resultados, o que dificulta também a identificação de problemas para definir uma solução.

Por isso, uma dica importante é sempre incluir na criação desse planejamento a própria equipe que será responsável pelo cumprimento das metas. Dessa forma, ela compreende melhor a sua necessidade, e poderá trabalhar com mais empenho para cumpri-las. Também é muito importante estabelecer o ROI — Retorno do Investimento dos projetos nessa fase. Por meio dele, é possível entender quais serão os benefícios financeiros após a execução de projetos.

Não comunicar os setores das ações adotadas

Os setores precisam se comunicar diretamente com todas as unidades de negócio da empresa. Do contrário, é comum que os gestores façam o planejamento de diversos setores sem entender quais são suas reais necessidades.

É preciso estar alinhado ao todo: desde os processos produtivos à comercialização e à distribuição. E uma dica importante quanto a isso é estruturar a organização por meio das ações adotadas — assim, você consegue uma visão mais ampla do negócio. Faça o mapeamento dos processos da organização e construa diagramas que facilitem a visualização de toda a estrutura para que não ocorra falhas e retrabalhos.

Não contar com uma consultoria

Empresas de consultoria trabalham com profissionais capacitados — muitas vezes, com nome de prestígio — que estão sempre fazendo novos cursos, aprimorando seus conhecimentos e se atualizando sobre a legislação e assuntos relativos. Por isso, ao abrir mão desse serviço você pode perder objetividade, sendo incapaz de determinar pontos positivos e carências do negócio em tempo hábil.

Por outro lado, para garantir todas essas vantagens que a empresa de consultoria oferece é necessário que os gestores escolham bem antes de contratá-la. Devem procurar referências, colher informações e inteirar-se dos métodos utilizados, bem como dos esforços que os profissionais estão dispostos a empenhar na sua empresa.

Recomenda-se ainda que o gestor — ou outro responsável pelo regime interno —acompanhe os procedimentos da consultora de perto, para certificar-se de que tudo está indo bem.

Não construir um diálogo saudável

Motivação sem participação é o mesmo que uma organização de última geração sem colaboradores capacitados: certamente, não funcionará. Por isso, para integrar RH entre os setores de forma a garantir bons resultados, é essencial que cada gestor de equipe esteja preparado a ouvir sugestões. É aqui — de novo — que o gestor de RH faz toda a diferença.

Diversas vezes, estamos tão cativados pela resolução de um problema que não conseguimos encontrar outra saída mais efetiva e simples para o caso. Quantas vezes você resolveu um embate em poucos instantes apenas por ter a ajuda de uma visão externa? Pois esse é um benefício que você pode explorar ao máximo com a integração entre os setores.

A cada encontro, aperfeiçoe a comunicação interna entre equipes e estimule os profissionais a opinar, tanto na sua área de execução quanto nas demais. Assim, conforme se sentirem confiáveis, eles poderão oferecer mais soluções e até mostrar erros capazes de desacelerar o ritmo de crescimento na empresa.

Enfim, é essencial garantir que esteja sempre clara para todos os colaboradores a cultura organizacional. A visão, a missão e os valores da empresa são outro instrumento que auxiliará bastante a integrar o RH, fazendo com que todos trabalhem, juntos, em busca de um mesmo resultado.

Então, gostou do post? Viu como integrar RH com os demais setores é essencial para que a empresa se mantenha competitiva, melhorando seus processos, comunicação e resultados? Então, compartilhe em suas redes sociais esse texto, assim mais pessoas saberão a importância desse tema no que diz respeito a transformação de organizações em nomes de referência no mercado!

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Objetivo – Desenvolver a Segurança Psicológica de Times e Líderes para que aumentem o nível de confiança e engajamento, desenvolvendo novas habilidades e criando uma cultura de aprendizado e inovação.

Objetivo – Capacitar o time de vendas, de modo a fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre metodologias, técnicas e ferramentas que irão potencializar a assertividade dos profissionais em cada etapa do atendimento, até o fechamento da venda.

Objetivo – Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, livre de discriminações e que garanta oportunidades e direitos igualitários.

Objetivo – Oportunizar aos profissionais que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao seu amanhã.

Objetivo – Este treinamento ajuda a criar clareza, eficiência e controle nas operações, contribuindo para o sucesso a longo prazo e a capacidade de adaptação a um ambiente em constante mudança.  Além de apoiar o negócio e/ou time a entregar valor ao cliente de forma contínua e a responder rapidamente às mudanças de mercado e às novas necessidades dos clientes.

Objetivo – Desenvolver a habilidade de abordar questões críticas para o sucesso das relações e do negócio, bem como, promover o aprendizado através da habilidade de perguntas poderosas.