grupo de colaboradores em uma discussão sobre os objetivos estratégicos de rh

4 dicas de como definir objetivos estratégicos para o RH

Os objetivos estratégicos de RH, da mesma forma que os demais objetivos da empresa, buscam sempre o crescimento do negócio, ou seja, criar formas e ferramentas para o progresso interno.

A área de Recursos Humanos tem papel fundamental em uma organização, pois trabalha em cima das necessidades dos funcionários.

A atuação estratégica do RH permite o gerenciamento mais eficaz de pessoas, desenvolvendo ações que capacitem os talentos da organização de forma conectada à estratégia geral do negócio. Neste conteúdo, traremos as melhores dicas para fazer isso. Acompanhe!

1. Defina os objetivos do RH

Em uma empresa, o departamento de Recursos Humanos tem seus próprios objetivos de acordo com suas atribuições. Mesmo sendo específicos do RH, é essencial que esses objetivos estratégicos estejam alinhados ao planejamento da organização.

Desse modo, é necessário desenvolver maneiras de manter os colaboradores satisfeitos e felizes, ofertando, por exemplo, plano de carreira, um bom clima organizacional, crescimento profissional por meio de capacitações, benefícios e salários diferenciados.

Esse tipo de estratégia visa reduzir alguns obstáculos que atrapalham o crescimento do negócio, como altos índices de rotatividade, falta de comunicação interna e dificuldade na atração de novos talentos.

Sendo assim, o primeiro passo para definir os objetivos estratégicos é encontrar as dores da empresa em relação aos seus profissionais, ou seja, compreender o que os colaboradores buscam e não está sendo ofertado pela empresa.

Assim, definir quais serão as ações que merecem mais atenção será muito mais fácil, e o sucesso, mais garantido.

2. Desenvolva os gestores

É fundamental compreender que o objetivo estratégico do RH não deve estar resumido a ações dentro do departamento. Como o RH envolve todos os colaboradores, os objetivos também podem ser amplos.

Depois de relacionar os objetivos estratégicos gerais e específicos, é válido agendar uma reunião com os líderes de todos os times.

Esse contato com outras áreas vai gerar novos insights a partir de visões diversas e colaborar com o planejamento e execução dos próximos passos.

Outro ponto importante dessa união é a orientação que é dada aos líderes. Eles precisam ser treinados sobre as ações que serão realizadas e quanto às suas responsabilidades dentro das equipes.

3. Faça uma análise SWOT

Depois de fazer o alinhamento e o engajamento das estratégias, chegou a hora de aplicar a análise SWOT. Por meio dela, será possível definir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que vão guiar as atividades daqui para a frente. Obter essas informações é fundamental para pôr em prática aquilo que foi planejado.

Metas de RH e foco no trabalho: aprenda a melhorar resultados!

4. Mapeie os objetivos da organização

Para estabelecer um planejamento eficaz, é importante saber com profundidade quais são os objetivos do negócio, as metas e as estratégias para atingi-los.

Somente dessa maneira a gestão de pessoas terá certeza de quais medidas são mais adequadas para conectar empreendimento e capital humano.

A definição dos objetivos estratégicos para o setor de RH é extremamente importante para estruturar projetos e campanhas que visam benefícios.

Destacamos, entre esses benefícios, a redução do turnover, a redução de custos, a melhora na produtividade, a atração de novos talentos e a retenção dos melhores profissionais e o aprimoramento do employee experience.

Como em qualquer outro setor da empresa, o desempenho da área de Recursos Humanos vai evoluir a partir de um planejamento adequado. Este planejamento, por sua vez, precisa estar integrado aos objetivos estratégicos do negócio.

É assim que persguimos os nossos resultados e desenvolvemos a mentalidade do RH estratégico, trazendo a gestão de pessoas para o centro da tomada de decisão das empresas. Assine a nossa newsletter e faça parte deste movimento com a gente.

Assinar a Newsletter

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *