invista no captial humano da sua empresa com bpo de departamento pessoal

Invista em capital humano com BPO de Departamento Pessoal

Quando uma empresa contrata o Business Process Outsourcing (BPO) de Departamento Pessoal, ela terceiriza o seu DP. Sendo assim, uma consultoria especializada torna-se responsável pelo planejamento e execução das rotinas do setor. É comum imaginar que o BPO de DP se resume à execução da Folha de Pagamento, contudo, a abrangência do BPO de DP vai além destas rotinas.
A terceirização da Folha de Pagamento é apenas a ponta do iceberg dos serviços de BPO de Departamento Pessoal. Abaixo da superfície existem muitos outros aspectos que devem ser considerados, e que extrapolam a execução das rotinas de folha. Executar essas rotinas com qualidade e agilidade é apenas a premissa de um serviço que desencadeia uma série de benefícios indiretos e oportunidades de crescimento para o negócio.
Neste conteúdo, vamos apontar quais são esses benefícios indiretos da Terceirização do Departamento Pessoal, e destacar os aspectos importantes que estão por trás do BPO de DP.

Investimento em Capital Humano

O primeiro ponto a observar é que ao contratar uma solução de BPO de Departamento Pessoal, a empresa está investindo no ativo mais precioso que possui, o seu capital humano. Manter em dia as rotinas do setor significa que todos os colaboradores da empresa estão tendo seus diretos preservados e que, portanto, o empregador está cumprindo com a sua parte no acordo de trabalho.
Agindo assim, a empresa transmite a sensação de previsibilidade e segurança na percepção dos colaboradores. Esta sensação influencia positivamente no clima organizacional e no engajamento das equipes. Consequentemente, o bom gerenciamento da folha de pagamento e das rotinas de Departamento Pessoal contribui para o ganho de performance da empresa.

Segurança trabalhista e jurídica

Independentemente da boa vontade e da qualidade da relação contratual entre empregadores e empregados, conflitos trabalhistas são uma realidade no mundo corporativo. Em seus extremos, esses conflitos acabam gerando ações judiciais que podem ser dispendiosas e abalar a percepção dos colaboradores e públicos de interesse sobre a empresa.
Para evitar este cenário, o empregador deve manter todas as suas obrigações legais e trabalhistas em dia. Esta tarefa torna-se bastante complexa em um ambiente submetido a um arcabouço legal como o nosso. O Brasil tem uma legislação trabalhista relativamente recente em termos históricos (1943) e sofre diversos ajustes e mudanças frequentes.
Acompanhar decretos e atualizações nas leis trabalhistas é uma das obrigações dos serviços de Terceirização de Departamento Pessoal. Por meio deste acompanhamento, a consultoria garante que a empresa não está descoberta em nenhum aspecto, o que reduz drasticamente a possibilidade de perda em ações judiciais desta natureza.

Velocidade de integração

A experiência dos novos colaboradores também é diretamente impactada de forma positiva quando o gerenciamento das rotinas de admissão do Departamento Pessoal são realizadas por uma empresa terceirizada.
A fluidez e a agilidade com que um novo colaborador é admitido proporciona um ganho de tempo precioso. Quanto antes um profissional recém-chegado passar pela burocracia admissional, mais cedo ele vai se integrar ao time e passar a exercer as suas atividades.
Esta agilidade também gera uma experiência satisfatória para o profissional e contribui para o valor de marca empregadora.

Eficiência Financeira

A Folha de Pagamento representa um investimento considerável qualquer negócio. Portanto, como um investimento, é fundamental otimizar ao máximo as possibilidades de retorno.
Além dos aspectos que foram citados acima, é preciso entender que o investimento em capital humano exige que a empresa tenha total conhecimento das suas rotinas trabalhistas e procure zerar despesas desnecessárias. Agindo assim, os recursos que seriam destinados a arcar com passivos trabalhistas podem ser destinados a retroalimentar a engrenagem do investimento em capital humano.
Como resultado, a empresa cria um círculo de prosperidade no qual a saúde das rotinas de Departamento Pessoal impactam postitivamente:
  • na relação entre empregadores e empregados;
  • beneficiando a percepção do público interno e externo sobre a marca;
  • possibilitando o ganho de desempenho;
  • reduzindo gastos desnecessários com passivos trabalhistas;
  • redirecionando os investimentos para o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

diagnóstico organizacional

Conclusão

Como podemos notar, as rotinas de Departamento Pessoal englobam aspectos que vão além da Folha de Pagamento e estão relacionadas ao desempenho da empresa na sua totalidade. Ter um Departamento Pessoal saudável é imprescindível para que a empresa atrevesse todas os ciclos de desenvolvimento do negócio.
Poder contar com uma consultoria especializada para gerir as rotinas de DP da empresa é mais que manter a organização do setor. Com o BPO de Departamento Pessoal, gestores ganham segurança para manter o foco na atividade principal do negócio, rentabilidade de investimento em capital humano e previsibilidade para vencer em cenários de incerteza.
Se você é gestor e acredita que os seus investimentos em capital humano poderiam gerar melhores resultados, entre em contato com a gente e converse com um consultor especializado. Teremos satisfação em realizar uma avaliação das rotinas de Departamento Pessoal da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *