profissional está saindo da empresa com um sorriso no rosto. Saiba como pedir demissão

Como pedir demissão sem prejudicar a sua imagem profissional

Tomar a decisão de pedir demissão da empresa e partir para uma nova jornada profissional é sempre um desafio. De qualquer modo, é crucial realizar uma transição que mantenha a sua reputação intacta. Reunimos algumas sugestões para que, ao pedir demissão, você passe pelo processo de desligamento sem causar danos à sua imagem profissional. 

Seja transparente e forneça informação 

O primeiro aspecto a considerar é que você deve se antecipar em fornecer informação e tempo para que o seu empregador não seja pego de surpresa. A empresa vai precisar planejar a sua saída também. 

Agindo dessa maneira, haverá espaço suficiente para realizar a passagem das suas atribuições para a pessoa que vai assumir as sua posição. O intervalo mais indicado para esta passagem é de duas semanas, mas uma boa prática é oferecer-se para permanecer mais tempo caso seja necessário. 

Demonstre gratidão 

Quando você está se desligando de uma empresa, é fundamental manter um comportamento respeitoso e a conduta profissional. Assim, evite fazer críticas e procure ter um relacionamento adequado com todos a sua volta. Expresse a sua gratidão pelas possibilidades de crescimento e pelas experiências que a empresa proporcionou para a sua carreira.

Seja direto e sucinto 

É aconselhável que você seja bem direto e evite entrar em muitos detalhes sobre o caminho que você pretende seguir. Portanto, fale apenas o necessário sobre os seus planos. 

Apenas deixe claro que você já tomou a sua decisão de sair da empresa e agradeça pelas oportunidades de desenvolvimento que você recebeu durante o período em que fez parte do time. 

Ofereça ajuda 

Durante o período de desligamento, ofereça ajuda para que a transição se realize da melhor forma. Tenha consciência de que a sua saída pode ser prejudicial para o negócio. 

Esteja disponível para participar da transição durante o desligamento, treinando a pessoa que vai substituir você e finalizando todas as entregas com as quais você se comprometeu. 

Mantenha contato 

Outra sugestão é manter o contato com a empresa e a sua antiga equipe, mesmo depois de ter se desligado do negócio. Essas conexões serão benéficas em dois aspectos. Elas permitem que as pessoas te encontrem para tirar dúvidas sobre as tarefas que eram realizadas por você e, também, mantêm as portas abertas para novas oportunidades.  

Evite fazer críticas 

Pode ser tentador reclamar do chefe ou fazer críticas à empresa quando você encontra uma nova oportunidade. Falar mal da empresa ou do seu empregador vai afetar a sua reputação profissional e se voltar contra você no futuro. 

Ao invés disso, concentre-se no lado positivo das experiências que você construiu e resgate o passado para perceber o quanto você evoluiu enquanto esteve trabalhando na empresa. 

Prepare-se para o futuro 

Ao pedir demissão de uma empresa, tenha um plano bem formatado para dar os próximos passos. Se você vai abrir um negócio próprio, buscar uma nova carreira ou tirar um período sabático vai diminuir a tensão, o estresse e a confusão ter um bom plano definido para dar os próximos passos. 

Atitude positiva

Durante o seu período de avíso prévio, mesmo que você esteja entusiasmada pela mudança, mantenha uma atitude postitiva e os níveis de produtividade altos. Essa postura vai contribuir para preservar a sua imagem e evitar estresse desnecessário.

Presença digital 

Nos dias atuais da era digital, é imprescindível ter em mente que a mudança de trabalho após um pedido de demissão também precisa representar um passo positivo na sua reputação digital. Mantenha seus dados atualizados, informe a sua mudança de posto e compartilhe conteúdo que esteja adequado à nova fase da sua carreira. 

Como demitir um funcionário? Veja o que fazer com estas 10 dicas

Conclusão 

Tomar a decisão de pedir demissão de uma empresa é um momento que exige cautela e muito cuidado para que a mudança não traga impactos negativos para a imagem profissional. Mas também é uma situação comum e que, tanto profissionais quanto empresas, precisam estar preparados e ter maturidade para lidar. 

Profissionais e empresas que enxergam o desligamento como uma oportunidade de aprendizado e crescimento reduzem os ruídos e tornam esses processos mais humanizados e ágeis. Encarar a mudança de maneira sóbria envolve planejamento, esforço e disponibilidade. 

Portanto, é preciso tratar o pedido de demissão como um passo crucial na carreira e direcionar energia para que o processo de saída alimente a sua reputação profissional. Siga essas sugestões e construa uma carreira de sucesso. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *